POLÍTICAS ATUAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS NOVAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Maria Eunice França Volsi Universidade Estadual de Maringá
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá
  • Gislaine Aparecida Valadares Godoy Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação Básica, Política Educacional, Formação de Professores, Diretrizes Curriculares

Resumo

O presente texto apresenta uma reflexão sobre os novos desafios para a formação de professores da Educação Básica mediante as reformas políticas em andamento, instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica, documentadas nas orientações do Parecer CNE/CP nº2/2015 e regulamentadas pela Resolução CNE/CP nº 2/2015. É objetivo do texto apresentar o impacto na organização curricular dos cursos de licenciatura a partir dessas diretrizes, bem como a articulação entre as instituições formadoras e a Educação Básica. O encaminhamento metodológico se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, no qual o referencial teórico compreende o objeto à luz da materialidade histórica, no contexto atual das transformações ocorridas no mundo do trabalho. O estudo sinaliza os novos caminhos e os possíveis impactos da política de formação de professores no Brasil, as ações de governo nessa área e as interfaces com outras dimensões das políticas educacionais no contexto atual.

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Biografia do Autor

  • Maria Eunice França Volsi, Universidade Estadual de Maringá
    Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação Área de Políticas Públicas e Gestão Educacional Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
  • Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá
    Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Área de Políticas Públicas e Gestão Educacional Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e
  • Gislaine Aparecida Valadares Godoy, Universidade Estadual de Maringá
    Professora do Departamento de Pedagogia - Campus de Cianorte. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

POLÍTICAS ATUAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS NOVAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(3), 123-135. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2120

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