FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES E TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: O QUE DIZEM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h557

Palavras-chave:

Trabalho docente, Pandemia, Estado do conhecimento

Resumo

Este artigo se propõe a discutir questões inerentes à educação no contexto da pandemia de Covid-19, especificamente no que concerne às produções científicas em formato de artigo científico que abordaram a temática ‘trabalho docente’ no contexto citado.  Partiu-se dos seguintes questionamentos de pesquisa: o que se produziu sobre trabalho docente no que diz respeito às questões relacionadas à pandemia? Quais temáticas foram contempladas e quais ficaram ausentes? O objetivo foi analisar a temática proposta no âmbito das produções de artigos científicos divulgados no período de abril de 2020 a junho de 2022. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se no estudo bibliográfico, como técnicas e instrumentos de pesquisa a análise documental e a análise de conteúdo para a organização da discussão dos dados. O aporte teórico está fundamentado em autores como: Cunha (2006), Duarte (2010), Freire (1998), Gatti (2017), Nóvoa e Alvim (2022), Nóvoa (2022), entre outros. O corpus da pesquisa foi composto por nove artigos científicos acerca do trabalho docente na pandemia de Covid-19, na área da Educação, grande área de Ciências Humanas, escritos em língua portuguesa e divulgados em periódicos científicos on-line de alcance nacional. Os resultados encontrados indicam que tanto a perspectiva do trabalho docente na pandemia pela via do trabalho remoto quanto a ausência de discussão sobre questões relacionadas à formação continuada necessária e adequada ao trabalho docente remoto no período citado.

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Biografia do Autor

  • Andressa Graziele Brandt, Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Camboriú

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Professora da área de Pedagogia e Pedagoga-Supervisora Educacional do Instituto Federal Catarinense(IFC) - Campus Camboriú. Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq). Integrante do grupo Integrante do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CNPq). Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada); Didática (práticas de ensino); Curso de Pedagogia; Educação Profissional Tecnológica; e currículo. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8176-1930.

  • Giovanna de Oliveira Martin-Franchi, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

    Doutora em Educação pelo PPGE/UFSC, linha de pesquisa ‘Sujeitos, Processos Educativos e Docência/Ensino e formação de Educadores’. Integrante do Grupo de Estudos Foppe/UFSC

  • Nadja Regina Sousa Magalhães, Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Irati

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, linha de pesquisa ‘Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente’. Mestra em Educação pela UFSC. Integrante do Grupo de Estudos Foppe/UFSC. Graduada em Pedagogia pela Uema. Professora de Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Irati

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Publicado

2023-05-26

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais e formação de professoras/es

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES E TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: O QUE DIZEM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), e234487. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h557

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