Submissões
Dossiê: Políticas Educacionais e formação de professoras/es
Ao longo do século XXI a educação brasileira, sobretudo no campo das políticas educacionais e da formação de professoras/es tem explicitado a disputa em torno de um projeto educativo, o qual tem se materializado na regulação, na padronização curricular, nas avaliações em larga escala, e em práticas educativas antidemocráticas que impedem o planejamento intencional e sistematizado nos diferentes níveis de ensino, por exemplo. Assim, este dossiê tem a intenção de apresentar pesquisas que se debrucem sobre os campos supracitados, a fim de contribuir com a produção qualificada de conhecimentos na e para a área de Educação.
Responsáveis: Prof. Dr. Marcos Vinicius Francisco (Universidade Estadual de Maringá - UEM) e Profa. Dra. Érika Porceli Alaniz (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS).
Dossiê: Formação de Professores
Dossiê: Formação de Professores
(v. 17, jan./dez. 2020 - Publicação Contínua/Continuous Publishing)
Data limite para recebimento dos trabalhos: 30 de agosto de 2020
Revista Colloquium Humanarum - ISSN: 1809-8207 - editada pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste
Paulista (Unoeste). Na avaliação do biênio 2017-2018 obteve o qualis B2.
EMENTA:
O Dossiê de Formação de Professores tem como objetivo divulgar
trabalhos científicos do campo da formação de professores, de diferentes
regiões do Brasil e, de pesquisadores internacionais, que apresentem
resultados sobre a formação inicial e continuada, desenvolvimento
profissional, constituição identitária de professores, por meio de
processos formativos, profissionalidade, profissionalização e políticas de
formação de professores.
Organizadoras:
Profa. Dra. Andréia Nunes Militão – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Profa. Dra. Márcia de Souza Hobold – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
DOSSIÊ: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO E EDUCAÇÃO
Nas últimas décadas do século passado e início do século XXI, a educação brasileira tem sido densamente influenciada pelas discussões sobre gênero e educação ou sobre as relações étnico-raciais e educação, sendo que as pesquisas sobre as referidas temáticas têm alcançado visibilidade nacional e internacional. Por meio dos diálogos entre movimentos sociais, educadores(as) e pesquisadores(as), diante das reivindicações dos movimentos étnico-raciais, LGBTQIA+ e feministas, têm procurado articular tais temáticas a fim de se defender a formulação de políticas educacionais, bem como a compreensão da diversidade dos sujeitos que compõem o espaço educativo e, consequentemente, a práxis pedagógica na educação escolar. É nesta perspectiva que se insere o presente dossiê, cujo objetivo é trazer à tona investigações em educação que tratam das relações étnico-raciais ou das relações de gênero.
A data limite para recebimento dos trabalhos é 10 de agosto de 2019
Responsáveis: Prof. Dr. Jorge Luís Mazzeo Mariano (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, campus do Pantanal) e Prof. Dr. Vagner Matias do Prado (Universidade Federal de Uberlândia - UFU).
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS
O objetivo deste dossiê é socializar investigações sobre a temática da educação infantil, diante da formação de professores para o referido segmento, tanto no que diz respeito ao resgate histórico, bem como diante das atuais políticas educacionais. Além disso, serão valorizadas propostas de artigos que apresentem análises sobre os currículos para a educação infantil, bem como as experiências e práticas educativas desenvolvidas em creches e pré-escolas para as crianças de 0 a 5 anos de idade.
A data limite para recebimento dos trabalhos é 10 de outubro de 2019.
Responsáveis: Prof. Dr. José Ricardo Silva (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) e Profª. Drª. Sílvia Adriana Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, campus de Três Lagoas).
Entrevista
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