A RELAÇÃO CONTEÚDO-FORMA-DESTINATÁRIO EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h560

Palavras-chave:

Conhecimento biológico, Didática, Estado do conhecimento

Resumo

Este é o recorte de uma investigação de mestrado e objetiva compreender a relação conteúdo-forma-destinatário em pesquisas de pós-graduação com proposições de intervenção didática do Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos que apresentam a Teoria Histórico-Cultural (THC) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como referenciais ou parte do quadro teórico. Metodologicamente o estudo é do tipo Estado do Conhecimento e utilizou o Catálogo de Teses e Dissertações CAPES como banco de dados. Foram analisadas 15 dissertações defendidas entre 2006 e 2019. Os dados evidenciam que os trabalhos não mobilizam apenas a THC e PHC e apresentam outras teorias de bases epistemológicas distintas, como a Epistemologia Genética, Aprendizagem Significativa e Pedagogia Freireana. Há nas produções, a desarticulação entre conteúdos, formas e destinatários e o cotidiano é o principal critério de seleção para os conteúdos e formas a qual recorrem as pesquisas. Os destinatários são tratados empiricamente, a partir de caracterizações que não os consideram como sujeitos concretos a partir de sua condição de precarização do acesso e permanência na escola. Defende-se que os estudos vinculados à THC e PHC assumam o Materialismo Histórico-Dialético e constituam modos de organização do ensino do conhecimento biológico realmente atinados à proposições para a classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

  • Lucas Martins de Avelar, Universidade Federal de Goiás

    Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFG. Membro do grupo de pesquisa Colligat - (re) pensando a formação de professores de Ciências da Natureza. Membro do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos. 

  • Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás

    Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Coordenador do grupo de pesquisa Colligat - (re) pensando a formação de professores de Ciências da Natureza

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

A RELAÇÃO CONTEÚDO-FORMA-DESTINATÁRIO EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 230-248. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h560

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