OS MOTIVOS POLÍTICOS PARA A INCORPORAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h550

Palavras-chave:

Políticas educacionais; Formação de Professores; organismos internacionais; Institutos Federais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo traçar reflexões e discussões acerca das políticas educacionais neoliberais para formação de professores, engendradas a partir de década de 1990, a fim de compreender as relações que se estabelecem entre essas políticas e os motivos que determinaram a obrigatoriedade legal da oferta de cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). A metodologia utilizada na investigação foi de natureza qualitativa, realizada por meio de pesquisa documental e bibliográfica em autores que se dedicam a desvendar as dicotomias e contradições do capitalismo inseridas nas políticas e reformas educacionais, especificamente, em autores que problematizam a política pública que incorporou os cursos de formação de professores no cenário de oferta dos IF. Os resultados demonstraram que, para além da justificativa de suprir a carência de professores no Brasil, que é um problema histórico e estrutural, inclusive na própria Rede Federal, há uma motivação clara de atender e responder as metas exigidas pelos organismos internacionais, dentre os quais, o Banco Mundial (BM) exerce destaque. Dentre os achados da pesquisa, evidencia-se que os cursos de formação de professores ofertados nos IF, em grande parte, possuem um ensino instrumental, centrado na racionalidade técnica, em função de que ainda há docentes atuando nas licenciaturas sem possuírem formação pedagógica e também pelo fato de que os IF, na sua essência, são instituições de ensino profissionalizante.

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Biografia do Autor

  • Adriana Valeria Barreto de Araújo, IFAP: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Amapá - UNIFAP, Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Tecnologia do Amapá, Especialista de Política Educacional pela Universidade Federal do Estado do Amapá - UNIFAP, Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Atuação Profissional: Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP/ campus Macapá.

  • Liliane Barreira Sanchez, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora associada 3 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro –UFRRJ - Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-05-25

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais e formação de professoras/es

Como Citar

OS MOTIVOS POLÍTICOS PARA A INCORPORAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO . (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), e234501. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h550

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