ELEMENTOS SOCIAIS DE PARQUES INFANTIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO (1937-1978)

Elementos sociales de los parques infantiles del interior de São Paulo (1937-1978)

Autores

  • Aline de Novaes Conceição Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h561

Palavras-chave:

História da Educação; Educação Integral, Relações sociais; Parque Infantil.

Resumo

Apresentam-se neste artigo, resultados de pesquisa realizada no âmbito do curso de doutorado em educação com o objetivo geral de reconstituir elementos históricos dos sete Parques Infantis que funcionaram no município de Marília/SP, no período de 1937 a 1978, respectivamente ano da instalação do primeiro Parque Infantil da cidade e ano da alteração, na cidade, da denominação de Parques Infantis para Escolas Municipais de Educação Infantil. O objetivo específico consistiu em compreender os elementos sociais dos Parques Infantis que funcionaram no interior de São Paulo, especificamente em Marília/SP. A pesquisa foi realizada mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, sistematização, seleção, análise e interpretação de fontes sobre a temática. Para isso, consultaram-se fontes dos arquivos permanentes das Escolas Municipais de Educação Infantil em que funcionaram os Parques Infantis da cidade, também foram utilizadas legislações, números de jornais marilienses, manuscritos, fotografias relacionadas aos Parques Infantis da cidade e textos sobre a Educação Infantil no período publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Dentre os resultados, foi possível compreender que nos Parques Infantis que funcionaram em Marília/SP, havia uma Educação Integral, em que dentre os elementos, eram valorizados os sociais com as participações das famílias, inclusive em comemorações diversas que estavam relacionadas, predominantemente, com aniversários das instituições, festas juninas, semanas da árvore, dia das crianças, natais e 7 de setembro. Nessas comemorações, os elementos sociais eram desenvolvidos a partir da relação com os elementos artísticos e cívicos.

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Biografia do Autor

  • Aline de Novaes Conceição, Unesp

    Professora efetiva - adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal. Doutora em Educação (2022/ conceito Capes 6/ bolsista do CNPq/Brasil) e Mestra em Educação (2017/ conceito Capes 5/ bolsista do CNPq/Brasil) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp FFC- Câmpus de Marília/SP com realização de três estágios de docência. É especialista em Educação Especial e Inclusiva (2018) com recebimento de Destaque científico e Pedagoga (2012/bolsista do CNPq/Brasil), pela Unesp FFC- Câmpus de Marília/SP com premiação do título de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do Curso de Pedagogia .Também é Psicopedagoga Institucional e Clínica (2015) e especialista em Gestão Educacional (2022). Autora do livro: Espaço e lugar privilegiado para formação de professores: Instituto de Educação 'Fernando Costa' (1953-1975) disponível em: https://lnkd.in/epu4Wvg e juntamente com Souza, do livro Práticas pedagógicas para mudanças de concepções de deficiências e atitudes sociais em relação à inclusão disponível em: https://shre.ink/m7x4 publicados pela Editora Cultura Acadêmica. Organizadora de dossiês de artigos científicos e livros, autora de artigos científicos, capítulos de livros, trabalhos completos, resumos expandidos e simples, publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação inclusiva, formação de professores e Educação Infantil. Atuou como professora de cursos de Pós-Graduação, como Assistente de Escolas Municipais de Educação Infantil de Marília/SP pela Secretaria Municipal da Educação (com ênfase na formação de professores coordenadores e professores do sistema de ensino em questão), atuou também na Coordenação Pedagógica de uma Emei e como professora da Educação Especial, do Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Marília/SP e Garça/SP. Integrante de grupos de pesquisa, a saber: GP FORME- Formação do Educador e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE). Também foi membro do grupo de pesquisa Diferença, desvio e estigma (2016-2022). E-mail: alinenovaesc@gmail.com

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

ELEMENTOS SOCIAIS DE PARQUES INFANTIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO (1937-1978): Elementos sociales de los parques infantiles del interior de São Paulo (1937-1978). (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 249-272. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h561

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