Notícias

Dossiê: EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
(v. 21, jan./dez. 2024 - Publicação Contínua/Continuous Publishing)

Data limite para recebimento dos trabalhos: 28 de julho de 2024


Revista Colloquium Humanarum - ISSN: 1809-8207 - editada pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste
Paulista (Unoeste). Na avaliação do quadriênio 2017-2020 obteve o Qualis A4.

EMENTA:
A promoção dos direitos humanos é uma responsabilidade partilhada e não esgotável em dispositivos legais e normativos. É atual e premente a necessidade de visibilizar diferentes percursos de ação e investigação, onde educação e direitos humanos dialoguem com estudos de gênero, sexualidade, raça, etnia, geração e cultura, dentre outras temáticas. Esse dossiê temático pretende reunir pesquisas que contemplem a educação em direitos humanos numa perspectiva interdisciplinar, pelo que convidamos pesquisadores e pesquisadoras a enviarem artigos que contribuam com reflexões acerca do assunto e de outras formas de atuação na sociedade, no âmbito acadêmico, no âmbito escolar e não-escolar.

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos; Diversidade; Cultura.


Organizadoras:
· Profa. Dra. Fabiane Freire França – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE; Universidade Estadual do Paraná (Unespar) Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar; Sociedade e Desenvolvimento – PPGSeD
· Profa. Dra. Ana Carolina Morgado Ferreira de Frias – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC); Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED); Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF)

 

 

Dossiê: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS.
(v. 21, jan./dez. 2024 - Publicação Contínua/Continuous Publishing)

Data limite para recebimento dos trabalhos: 10 de agosto de 2024


Revista Colloquium Humanarum - ISSN: 1809-8207 - editada pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste
Paulista (Unoeste). Na avaliação do quadriênio 2017-2020 obteve o qualis A4.

EMENTA:
Indiscutivelmente, a educação infantil no Brasil, assim como em outras partes do mundo, tem ganhado relevo em textos legais, balizados essencialmente pela defesa aos direitos fundamentais das crianças à educação de boa qualidade e pelo reconhecimento das especificidades das práticas educativas destinadas à primeira infância. No entanto, no que se refere à formação de profissionais para atuar com a faixa etária de 0 a 5/6 anos e, particularmente, com o público infantil de 0 a 3 anos, o que se observa é a falta de assertividade das políticas educacionais e governamentais no anúncio e na manutenção de propostas formativas, tanto em cursos de formação inicial quanto em programas de formação contínua, resultando na permanência de indesejáveis lacunas no plano da produção de conhecimentos científicos e didático-pedagógicos, restringindo, com isso, as possibilidades de efetivação de importantes marcos legais. Comprometido em focalizar questões concernentes à formação de professores na correspondência com as perspectivas das atuais políticas e práticas pedagógicas para a educação infantil, este dossiê acolherá artigos que possam expandir as reflexões e os debates sobre esses temas.

 

Organizadoras:

  • Profa. Dra. Heloisa Toshie Irie Saito – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE.
  • Profa. Dra. Aliandra Cristina Mesomo Lira – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Profa. Dra. Mônica Appezzato Pinazza – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação – FEUSP.
  • Profa. Dra. Sabrina Plá Sandini – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), pós-doutoranda.