A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM:

Authors

  • Gleice Mari Machado de Miranda Rodrigues UNICENTRO/I
  • Caroline Elizabel Blaszko Universidade Estadual do Paraná, Campus União da Vitória
  • Nájela Tavares Ujiie UNESPAR/Paranavaí

Keywords:

Educação, Afetividade, Relação Professor-Aluno, Processo Ensino-Aprendizagem

Abstract

The study discusses the influence of affectivity on teacher-student relationships and their contributions to the teaching-learning process. The objective is to demonstrate the importance of affectivity throughout the schooling process and its respective impacts on student preparation and learning, also alerting to the need for new academic research on affectivity in the classroom. The problem that guided this study is what are the contributions of affectivity in the teaching-learning process and its impacts on the teacher-student relationship. The structure of the article is divided into three main themes, which are: conceptualizations and reflections on learning and affectivity, the importance of affectivity in the teacher-student relationship and in learning, and finally, the data survey and analysis. The methodology is bibliographic in nature, enriched with the state of knowledge, from the Periodic Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the last decade. Of the articles found, nineteen focus on the descriptor affectivity, covering the stages of early childhood education, elementary school, high school, higher education and distance education, which showed the importance of the teacher and his influence through the development of interactions, harmonious and affective relationships established from early childhood education to higher education. It was concluded that, throughout the schooling process, affectivity is an essential factor, which generates positive reflexes in education, and that the teacher is essential to the development of affective relationships established at all levels of education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Gleice Mari Machado de Miranda Rodrigues, UNICENTRO/I

    Pedagoga. Graduada em Administração Pública. Especialista em Gestão Pública e em Gestão Estratégica de Negócios.

  • Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Estadual do Paraná, Campus União da Vitória

    Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Educação Especial. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia. Doutora em Educação. Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV), Professora formadora do Curso de Licenciatura de Pedagogia na modalidade a Distância (UAB-UNICENTRO). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

  • Nájela Tavares Ujiie, UNESPAR/Paranavaí

    Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Educação Infantil. Mestre em Educação. Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia. Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí (UNESPAR/Paranavaí). Líder do do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

References

ALEXANDRE, Leandra Tonsach. A importância da afetividade nas relações pedagógicas da Educação Infantil. In: Revista Eventos Pedagógicos, v. 7, n° 2 (19. ed.), p. 486-497, junho/julho 2016. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2232/1746. Acesso em: 20 jul. de 2020.

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

ANDRADE, Luciane da Silva; TRUGILLO, Edneuza Alves. A afetividade no processo educacional, o olhar do professor. In: Revista Eventos Pedagógicos, v.4, n° 1, p. 109 - 117, março/julho 2013. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1147/843. Acesso em: 09 jun. 2020.

AQUINO, Julio R. Groppa. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. São Paulo: Summus Editorial, 1996.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de Maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24. Acesso em: 09 jun. 2020.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 09 jun. 2020.

CAVALCANTE, Meire. Como criar uma escola acolhedora. In: Nova Escola, n° 180, p. 51-57, março 2005.

CAVALCANTI, Beatriz Alves Paulo. Percepções dos alunos sobre a afetividade nas aulas de inglês de Ensino Médio de uma escola técnica. HOLOS, Ano 30, v. 4, p. 512-520, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/979. Acesso em: 20 jul. de 2020.

CLAXTON, Guy. O desafio de aprender ao longo da vida. Porto Alegre: Penso, 2005.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 17 ed. São Paulo: Papirus, 2002.

DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

ECKERT, Mauricia Ramos da Silva: OLIVEIRA, Adil Antonio Alves. As relações afetivas como dimensão interdependente das formações cognitivas em sala de aula: um olhar a partir de uma turma de 3° e 4° ano do Ensino Fundamental. Revista Eventos Pedagógicos, v. 5, n° 2 (11. ed.), número regular, p. 251-260, junho/julho 2014. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1497/1112. Acesso em: 20 jul. de 2020.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. In: Revista Educação e Sociedade, ano XXIII, v. 23, nº 79, p. 257-272, agosto 2002.

FIGUEIREDO, Ana Paula Silva; LEITE, Sergio Antônio da Silva. Afetividade e ensino: marcas de dois professores inesquecíveis da área da Matemática. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.13490. Acesso em: 20 jul. de 2020.

FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. In: Revista Psicopedagogia, v. 3, n° 102, p. 365-384, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 2002.

LOOS-SANT’ANA, Helga; BARBOSA, Priscila Mossato Rodrigues. Dando voz às crianças: percepções acerca do papel da dimensão afetiva na atividade pedagógica. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 98, n° 249, p. 446-466, maio/agosto 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2639. Acesso em: 20 jul. de 2020.

LOOS-SANT’ANA, Helga; GASPARIM, Liege. Investigando as interações em sala de aula: Wallon e as vinculações afetivas entre crianças de cinco anos. In: Educação em Revista, v. 29, n° 03, p. 199-230, setembro 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982013000300009. Acesso em: 20 jul. de 2020.

LOURENÇÃO, Jovana Machado; CUNHA, Marion Machado. A afetividade como práxis essencial nos processos educativos. Revista Eventos Pedagógicos, v.4, n° 2, p. 107-117, agosto/dezembro 2013. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1273. Acesso em: 20 jul. de 2020.

KULLOK, Maisa Gomes Brandão. (Org). Relação professor-aluno: contribuição à prática pedagógica. Maceió: EDUFAL, 2002.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo de ensino- aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo, 2005.

MARTINS, Evaneide Dourado. MOURA, Anaisa Alves de.; BERNARDO, Anacléa de Araújo. O processo de construção do conhecimento e os desafios do ensino-aprendizagem. In: Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n° 1, p. 410-423, janeiro/abril 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10731. Acesso em: 20 jul. de 2020.

MEDEIROS, Maria Fabrícia de. O papel da afetividade na relação professor e aluno e suas implicações na aprendizagem. In: Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 21, n° esp. 2, p. 1165-1178, novembro 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10179. Acesso em: 20 jul. de 2020.

NETO, João da Silva Carvalho. Afetividade, um instrumento Didático. In: Revista Psicopedagogia, v. 20, n° 61, p. 56-60, 2003.

NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem. Fortaleza: EDUECE, 2015.

OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Claudio José de Holanda. Teorias de aprendizagem. Porto Alegre: EVANGRAF, 2011.

OESTREICH, Laura; COSTA, Daniela; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. O olhar cuidadoso do educador: caminhos percorridos. Revista Prática Docente, v. 3, n° 1, p. 366-385, janeiro/junho 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p366-385.id175. Acesso em: 20 jul. de 2020.

PEREIRA, Maria José de Araújo; GONÇALVES, Renata. Afetividade: Caminho para a Aprendizagem. In: Revista Alcance, v. 01, p. 12-19, 2010. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/alcance/article/viewFile/669/625. Acesso em: 20 jul. 2020.

PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Como se aprende? Estratégias, estilo e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

RAMOS, Marina Rodrigues; ARRUDA, Eucidio Pimenta. Afetividade e interatividade na Educação a Distância: análises sobre sujeitos de duas instituições de ensino superior. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n° 01, Edição Especial, p. 133-152, dezembro 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9707. Acesso em: 20 jul. de 2020.

RANGHETTI, Diva Spezia. Afetividade. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 87-89.

SALTINI, Claúdio J. P. Afetividade e inteligência. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

SCHAEFER, Jéssica Simone Galdino. Afetividade entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências, v. 6, n° 2 (15. ed.), número regular, p. 142-151, junho/julho 2015. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1834/1428. Acesso em: 20 jul. de 2020.

SILVA, Maria Aparecida Alves; Leal, Ana Lúcia. A emoção e suas reflexões no aprendizado de matemática. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 8 n° 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.813. Acesso em: 20 jul. de 2020.

SILVA JR, Romualdo Santos. Indicadores acerca da importância do papel do professor no processo de formação continuada do aluno: um ensaio a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Revista Thema, v. 14, nº 2, p. 329-335, 2017. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/410/371. Acesso em: 20 jul. de 2020.

TONELLI, Elizangela; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros; ALMEIDA, Fabrício Moraes de. A praxis docente nos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da dialogicidade. Observatorio (OBS*) Journal, v. 9, nº 1, p. 149-158, 2015. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-59542015000100009. Acesso em: 20 jul. de 2020.

VERAS, Renata da Silva; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em Revista, n° 38, p. 219-235, setembro/dezembro 2010. Curitiba, PR: Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104- 40602010000300015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jul. de 2020.

VEZARO, Marta Rodrigues; SOUZA, Isabela Augusta Andrade. A afetividade na relação professor-aluno no processo de formação e aprendizagem na Educação Infantil. In: Revista Eventos Pedagógicos, v. 2, n° 1 (2. ed. rev. e aum.), p. 230-239, janeiro/julho 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000300015. Acesso em: 20 jul. de 2020.

WAGNER, Maiby Gisele; TRUGILLO, Edneuza Alves. A relação professor-aluno na construção do conhecimento. Revista Eventos Pedagógicos, v. 2, n° 1 (2. ed. rev. e aum.), p. 200-209, janeiro/julho 2011. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/111. Acesso em: 20 jul. de 2020.

Published

2021-05-28

How to Cite

A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: . (2021). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 61-76. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3960

Similar Articles

1-10 of 303

You may also start an advanced similarity search for this article.