A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM:

Autores

  • Gleice Mari Machado de Miranda Rodrigues UNICENTRO/I
  • Caroline Elizabel Blaszko Universidade Estadual do Paraná, Campus União da Vitória
  • Nájela Tavares Ujiie UNESPAR/Paranavaí

Palavras-chave:

Educação, Afetividade, Relação Professor-Aluno, Processo Ensino-Aprendizagem

Resumo

O estudo discute a influência da afetividade nas relações entre professor-aluno e seus contributos para o processo de ensino-aprendizagem. Objetiva-se demonstrar a importância da afetividade ao longo do processo de escolarização e seus respectivos impactos na preparação e aprendizagem do aluno, alertando também para a necessidade de novas pesquisas acadêmicas sobre a afetividade em sala de aula. A problemática que norteou este estudo consiste em quais são as contribuições da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e seus impactos na relação professor-aluno. A estrutura do artigo é dividida em três temas principais, sendo estes: conceituações e reflexões sobre a aprendizagem e a afetividade, a importância da afetividade na relação professor-aluno e na aprendizagem e, por último, o levantamento e análise de dados. A metodologia é de cunho bibliográfico, enriquecido com o estado do conhecimento, a partir do Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na última década. Dos artigos encontrados, dezenove focalizam o descritor afetividade, abrangendo as etapas da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior EaD e presencial, os quais evidenciaram a importância do professor e sua influência através do desenvolvimento de interações, relações harmoniosas e afetivas estabelecidas desde a educação infantil até o ensino superior. Concluiu-se então que, ao longo do processo de escolarização, a afetividade é um fator imprescindível, que gera reflexos positivos na educação, e que o professor se faz primordial para o desenvolvimento de relações afetivas estabelecidas em todos os níveis de ensino.

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Biografia do Autor

  • Gleice Mari Machado de Miranda Rodrigues, UNICENTRO/I

    Pedagoga. Graduada em Administração Pública. Especialista em Gestão Pública e em Gestão Estratégica de Negócios.

  • Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Estadual do Paraná, Campus União da Vitória

    Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Educação Especial. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia. Doutora em Educação. Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV), Professora formadora do Curso de Licenciatura de Pedagogia na modalidade a Distância (UAB-UNICENTRO). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

  • Nájela Tavares Ujiie, UNESPAR/Paranavaí

    Pedagoga. Psicopedagoga. Especialista em Educação Infantil. Mestre em Educação. Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia. Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí (UNESPAR/Paranavaí). Líder do do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

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Publicado

2021-05-28

Como Citar

A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: . (2021). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 61-76. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3960

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