PRACTICAL EXPERIENCES IN DAYCARE AND THE DEVELOPMENT OF BABY AWARENESS

Autores

  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP-Presidente, UNESP-Presidente Prudente.
  • José Ricardo Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Rod Parker-Rees Plymouth Institute of Education (Faculty of Arts, Humanities and Business)

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h562

Palavras-chave:

Bebês, experiências práticas, Consciência

Resumo

O presente estudo foi motivado a partir de constatações teóricas que indicam que, no trabalho com bebês em creche, de modo geral, ainda há concepções que caracterizam a rotina como afazeres domésticos, focado na proteção, alimentação e higiene, um trabalho docente não diretivo, espontâneo, embasado no cotidiano e na espera pelo desenvolvimento do bebê que há de vir e que, por isto, não há trabalho pedagógico a ser realizado com ele. Neste texto temos o objetivo de defender práticas pedagógicas diferenciadas na creche como promotoras do desenvolvimento da consciência do bebê. Entendemos a consciência como capacidade tipicamente humana que se desenvolve, desde o nascimento, considerando as interações sociais e apropriações culturais. De cunho teórico-bibliográfico, o estudo fundamenta-se na teoria histórico-cultural e, sobretudo, nos processos de desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a citada teoria nos ajuda a entender o desenvolvimento humano desde a mais tenra idade, assim como seus distintos períodos e respectivas atividades que contribuem de forma significativa para a efetivação deste processo. Como resultado, evidenciou-se a necessidades de práticas pedagógicas planejadas, organizadas e desenvolvidas de forma intencional pelo professor de modo a proporcionarem momentos de exploração de objetos e a relação dos bebês com indivíduos mais experientes, sendo que a fala é utilizada para significar socialmente as ações humanas. Tal discussão colabora com o professor no exercício de sua função, o qual planeja e organiza elementos didáticos de forma a possibilitar o desenvolvimento da consciência do bebê desde a creche.

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Biografia do Autor

  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP-Presidente, UNESP-Presidente Prudente.

    Professor Livre docente em 'Educação e desenvolvimento humano' pela UNESP (2019); Pós-doutorado em 'Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano' pela UNIVERSITY OF BATH (Inglaterra/2011-2012); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2001); Graduação em Psicologia pela UNESP-Bauru (1997) e Graduação em Educação Física pela UNESP-Bauru (1990). Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Educação Física da UNESP-Presidente Prudente.

  • José Ricardo Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Graduado em Educação Física, especialista em Educação Infantil, Mestrado e Doutorado em Educação pela FCT Unesp - Campus de Presidente Prudente.
  • Rod Parker-Rees, Plymouth Institute of Education (Faculty of Arts, Humanities and Business)

    Professor Associado em Estudos da Primeira Infância em Plymouth Institute of Education (Faculty of Arts & Humanities), Reino Unido.

Referências

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

PRACTICAL EXPERIENCES IN DAYCARE AND THE DEVELOPMENT OF BABY AWARENESS. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 273-286. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h562

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