SABERES DOCENTES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E DIREÇÕES FUTURAS

CHALLENGES, POSSIBILITIES AND FUTURE DIRECTIONS

Autores

Palavras-chave:

Saberes docentes, Prática pedagógica, Formação profissional, Formação de professores, Processos de ensino e aprendizagem

Resumo

Objetivou-se analisar o processo de constituição do campo dos saberes docentes, sobretudo a partir de suas relações entre os contextos da formação de professores e das práticas educativas no campo escolar. Buscou-se, desse modo, perspectivar as potencialidades e implicações desse campo, seus desafios atuais e as possíveis direções futuras. Por meio de um estudo do tipo ensaio teórico, tematizou-se três eixos, os quais perpassaram os seguintes engendramentos: 1) aspectos conceituais e de fundamentação teórica desse campo; 2) apresentação de algumas tipologias e classificações encontradas na atualidade acerca dessa temática; 3) contextualizações sobre a ideia de reservatório de saberes mobilizados na prática pedagógica e suas implicações atuais. Conclui-se que a análise sobre os saberes docentes incita novas formas de se compreender a relação entre formação e prática profissional. Essa perspectiva oferece estruturas analíticas apoiadas em novos paradigmas vinculados aos processos de ensino e aprendizagem a partir da ideia de profissionalização. Nesse interim, diversas analogias podem ser arroladas a perspectiva de amálgama dos saberes docentes de modo que propomos analisa-la anedoticamente tal qual uma “aquarela de saberes” à luz de uma espécie de palheta de cores em uma aquarela utilizada pelo docente durante suas ações profisisonais cotidianas. Assim, analisar o processo de elucidação das práticas pedagógicas à luz dos saberes docentes apresenta-se como um frutífero campo de ação e investigação científica que merece ser fomentado e explorado tendo em vista suas possibilidades de colaboração com as pesquisas no campo da educação.

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Biografia do Autor

  • Samuel de Souza Neto, Unesp Rio Claro

    Professor Livre-Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro (RC) com Doutorado em Educação - FE-USP (SP) - bolsa CAPES, Mestrado em Educação - UFSCar (SP) - bolsa CAPES. 

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Publicado

2022-09-28

Como Citar

SABERES DOCENTES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E DIREÇÕES FUTURAS: CHALLENGES, POSSIBILITIES AND FUTURE DIRECTIONS. (2022). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 19(1), 158-175. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4407

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