INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência; Síndrome de Down; Relação Escola-Família; Inclusão.

Resumo

Frente a temática da inclusão, discussões sobre a importância da relação família-escola são pertinentes no que se refere à socialização das crianças com Síndrome de Down. Nesta perspectiva, o presente ensaio teve como principal objetivo explorar a literatura científica acerca dos desafios encontrados por pais, pela família e por professores no processo de inclusão das crianças com Síndrome de Down. Em específico, buscou-se propor discussões sobre a importância da conscientização e colaboração da comunidade para a mudança do paradigma da inclusão. Para tanto, foram selecionados artigos científicos, livros e trabalhos acadêmicos encontrados na base de dados Google Scholar, sem limitação de período, a partir das seguintes palavras-chave: Pessoas com deficiência; Síndrome de Down; Inclusão; História das pessoas com deficiência; Diagnóstico de filho com deficiência e; Relação Família-Escola. Dentre os principais fatores que influenciam no processo de inclusão da criança com Síndrome de Down, destacam-se os sentimentos, crenças e estigmas dos pais, familiares, profissionais da escola e da sociedade sobre a capacidade da criança em lidar com as outras pessoas e aprender, a falta de suporte da família e a falta de apoio/orientação de uma equipe interdisciplinar. A inclusão de pessoas com deficiência ainda se depara com barreiras e desafios que precisam ser rompidos, contudo, por meio da participação ativa da comunidade científica e dos movimentos político-sociais, tem se percebido mudanças nesse cenário.

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Biografia do Autor

Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Faculdade Gran Tietê

Psicóloga, mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp-Bauru). Docente na Faculdade Gran Tietê e Psicóloga Escolar.

Rosemary Aparecida de Almeida Moraes, Faculdade Gran Tietê

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jaú. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Docente na Faculdade Gran Tietê e PEB II da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo na EMTI Dr. Geraldo Pereira de Barros.

Fabiana Frolini Marques Mangili, Faculdade Gran Tietê

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Jaú. Pós-graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Professora na Faculdade Gran Tietê (Barra Bonita) e Faculdade Galileu(Botucatu).

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Publicado

2022-01-10

Como Citar

Silva, L. P. de N., Fuzinelli, J. P. D., Moraes, R. A. de A. ., & Mangili, F. F. M. . (2022). INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA . Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 195–208. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4135

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