TAKEO SAWADA: UMA ANÁLISE DE SUA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO “PINTURA INFANTIL COM CRIATIVIDADE” DA ACAE EM PRESIDENTE PRUDENTE

Autores/as

  • Denise Penna Quintanilha Universidade do Oeste Paulista
  • Zenilda Alexandre Pasquini Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Palabras clave:

Arte-educação, Takeo Sawada, prática pedagógica, formação de professores,

Resumen

Resumo A presente pesquisa objetivou a elaboração de uma análise dos métodos didáticos utilizados pelo artista em seu curso “Pintura infantil com criatividade” na ACAE de Presidente Prudente e sua importância para a região. A questão da Arte-Educação tem sido colocada com destaque dentro do sistema de ensino no Brasil e muito pode contribuir a análise dos métodos de um dos professores de arte mais conceituados na região de Presidente Prudente, cuja memória poderá se perder pela falta de um registro apropriado. Os objetivos principais foram o resgate e a identificação dos métodos de ensino da arte utilizados pelo artista e arte-educador Takeo Sawada valorizando sua obra e experiências pedagógicas e a análise de sua metodologia, contextualizando-a na prática pedagógica atual. A pesquisa foi realizada com 10 ex-alunos, familiares e amigos da região de Presidente Prudente e a metodologia empregada foi o estudo de caso, através de análise documental e entrevista focalizada. Pode-e observar que sua atitude com os alunos baseava-se numa presença sutil e às vezes até desapercebida que, atento às dificuldades, não apontava diretamente a solução mas levava o próprio aluno a descobri-la. Espera-se com esta pesquisa evidenciar uma linha de conduta pedagógica que possa servir de estudo para a formação de futuros arte-educadores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Denise Penna Quintanilha, Universidade do Oeste Paulista
    graduada em Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira ( SP) e em Arte pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
  • Zenilda Alexandre Pasquini, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
    Possui graduação em Educação Artística pela Fundação Educacional de Penápolis (1977), graduação em Desenho e Plástica pela Fundação Educacional de Penápolis (1970), graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1979) e Mestrado Em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2002). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.

Publicado

2011-04-27

Cómo citar

TAKEO SAWADA: UMA ANÁLISE DE SUA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO “PINTURA INFANTIL COM CRIATIVIDADE” DA ACAE EM PRESIDENTE PRUDENTE. (2011). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 6(1), 34-43. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/381

Artículos similares

11-20 de 537

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>