EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA E ATIVIDADE PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO CULTURAL

Autores

  • Aliny Vieira Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0003-3184-1059
  • Eliana Alencar Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Professora associada do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana - NEPSH https://orcid.org/0000-0002-4990-4487

Palavras-chave:

Educação escolar; Formação humana; Atividade pedagógica.

Resumo

Apoiados na tese vigotskiana de que o bom ensino é o que produz desenvolvimento humano, discute-se sobre a atividade pedagógica com vistas a colaborar com a humanização de estudantes. A pesquisa bibliográfica se fundamenta na Filosofia marxista, na Psicologia Histórico cultural e na Pedagogia Histórico Crítica e parte da premissa de que a educação é atividade social que medeia a humanização de seres humanos à medida em que favorece a apropriação da sua genericidade. Na escola, essa atividade adquire natureza e intencionalidade pedagógica e colabora com a apropriação de funções psicológicas superiores, impulsionando assim o desenvolvimento de subjetividades críticas e mais desenvolvidas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aliny Vieira, Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí

    Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana - NEPSH.

  • Eliana Alencar, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Professora associada do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana - NEPSH

    Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Professora associada do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana - NEPSH

     

Referências

ANTUNES, Caio. A escola do trabalho: formação humana em Marx. Campinas: Papel Social, 2018.

BANDEIRA, Hilda Maria Martins; MARQUES, Eliana de Sousa Alencar. Planejamento colaborativo: Necessidade e possibilidade no trabalho docente no Ensino Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, p. e023028, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16173. Acesso em: 05 maio 2023.

CARVALHO, Maria Vilani Cosme; ARAÚJO, Francisco Antonio Machado; MARQUES, Eliana de Sousa Alencar. Questões sobre formação e trabalho docente na educação básica e no ensino superior. In: ARAÚJO, Francisco Antonio Machado; ALBUQUERQUE, Maria Ozita de Araujo; CARVALHO, Maria Vilani Cosme. Formação e trabalho docente: educação básica e superior em questão. Teresina: Edufpi, 2015. p. 19-27.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

MARQUES Eliana de Sousa Alencar; CARVALHO; Maria Vilani Cosme. Atividade docente bem sucedida como objeto de pesquisa: contribuições a partir da psicologia sócio-histórica. In: ARAÚJO, Francisco Antonio Machado; MARQUES, Eliana de Sousa Alencar. Educação em Pesquisas: reflexões teóricas e relatos de pesquisas em educação. Teresina: Edufpi, 2015. p. 53-68.

MARQUES, Eliana De Sousa Alencar. Educação para formação humana: prática de enfrentamento em meio à crise da democracia brasileira. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 42, p. 51-69, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/. Acesso em: 05 maio 2023.

MARQUES, Eliana de Sousa Alencar. Vigotski e as bases da psicologia do homem e da realidade concreta. In: TEIXEIRA, Cristiane de Souza Moura; ARAÚJO, Neuton Alves de. Psicologia Sócio-Histórica: das discussões teóricas às pesquisas em educação. Curitiba, SC: Editorial Casa, 2022. p. 15-30.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 249 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista: Bauru, 2011.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SAVIANI, Demerval. Perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade. In: DUARTE, Newton (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/. Acesso em: 05 maio 2023.

SAVIANI, Demerval. Sobre a natureza e a especificidade da Educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun., 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal. Acesso em: 05 maio 2023.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. 5 ed. São Paulo: EPU, 1986. p. 59 – 103.

TULESKI, Silvana Calvo. Vygotski: a construção de uma psicologia marxista. 2. ed. Maringá: Eduem, 2008.

TULESKI, Silvana Calvo; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; BARROCO, Sônia Mari Shima. Psicologia Histórico-cultural, marxismo e educação. Revista Teoría y crítica de la psicologia, v. 3, p. 281-301, 2013.

PINTO, A. V. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

VIGOTSKI, Liev Semiónovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo, 1986. Ebook. Disponível em: http://institutoelo.org.br/site/files/publications/5157a7235ffccfd9ca905e359020c413.pdf. Acesso em: 05 maio 2023.

VIGOTSKI, Liev Semiónovitch. Formação social da mente. São Paulo, 1991.

VIGOTSKI, Liev Semiónovitch. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VIGOTSKI, Liev Semiónovitch. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA E ATIVIDADE PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO CULTURAL. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 331-345. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4678

Artigos Semelhantes

1-10 de 366

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>