SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES: FORMAÇÃO DOCENTE QUE ATRAVESSA E É ATRAVESSADA PELA EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h556

Palavras-chave:

Formação docente, Saberes profissionais de professores, Saberes da experiência, Memória de professores, História de vida

Resumo

O presente artigo é um recorte de pesquisa desenvolvida através do PNPD/Capes, junto à Unesp-Presidente Prudente. O objetivo daquela pesquisa foi (re)conhecer os processos formativos e as práticas culturais, escolares e não escolares, que estão produzindo os saberes profissionais de professores de Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – como condição para o exercício profissional docente na perspectiva de uma escola pública de qualidade. Nosso objetivo aqui é compreender o papel atribuído por esses professores narradores aos saberes profissionais construídos a partir da formação escolarizada para ser professor e a relação que estabelecem com o saber da experiência, implicado na produção de seus saberes profissionais docentes a partir da convivência cotidiana com “seus professores”, aqueles que em vários momentos se apresentam como modelos profissionais na sua forma de atuação como professores profissionais no âmbito da escola; mas também através dos trânsitos culturais vivenciados no decorrer da trajetória de vida como lugares de aprendizagem. Está inscrito no campo da pesquisa narrativa, tendo utilizado as histórias de vida de seis professoras(es) como dispositivo de produção de dados e a análise compreensiva como dispositivo interpretativo. A partir da análise das narrativas podemos inferir que a dimensão pessoal, a pessoa do professor aparece como uma espécie de “catalizador” das experiências sofridas nos diferentes espaços tempos da educação escolarizada e nos diversos trânsitos. O processo de formação profissional do professor se dá simultaneamente nas dimensões individual e coletiva, conjugando experiências e memórias que constituem a sua identidade profissional e o fundamento das suas práticas docentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Pedagogia: a arte de erigir fronteiras. In: BUJES, Maria Isabel Edelweiss; BONIN, Iara Tatiana (orgs.) Pedagogias sem fronteiras. Canoas, RS: Ed. ULBRA, 2010. p. 21-31.

ARFUCH, Leonor. La entrevista, uma intervención dialógica. Buenos Aires, Paidós, 2010.

ARFUCH, Leonor. Memoria y autobiografia: exploraciones en los limites. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2013.

BEISIEGEL, Celso de Rui. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber Livros, 2005.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 197-221. (Obras Escolhidas, v. 1)

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 18ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

CERTEAU, Michel De. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015. https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-279-3

CONTRERAS, José Domingo. Tener historias para contar: profundizar narrativamente la educación. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 15-40, jan. /abr. 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6183773. Acesso em: 22 fev. 2023. https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9259

CORTESÃO, Luiza. Ser Professor: um ofício em risco de extinção? 2 ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24 ed. Campinas, SP: Papirus, 2014a.

CUNHA, Maria Isabel da. A relação professor-aluno. In: VEIGA, Ilma Passos de A. (coord.). Repensando a didática. 29. ed. Campinas: Papirus, 2014b. p. 149-159.

ELLSWORTH, Elizabeth. Places of learning: media, archtecture, pedagogy. New York: Routledge, 2005. https://doi.org/10.4324/9780203020920

ESTEVE, José M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, António (org). Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995. p. 93-124.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do Ensino e Formação do Professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

LARROSA, Jorge. Narrativa, identidad y desidentificación. In: LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. Barcelona: Laertes, 1996. p. 461-484.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 set. 2022.

NÓVOA, António. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, Madrid (ES), n.350, p. 203-218, set./dec. 2009. Disponível em: http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2009/re350/re350-09.html. Acesso em: 22 fev. 2023. https://doi.org/10.1590/198053144843

NÓVOA, António. Professor se forma na escola. Nova Escola, São Paulo, n. 142, p. 1-7, 1 maio 2001. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/179/entrevista-formacao-antonio-novoa. Acesso em: 22 fev. 2023.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Nuances, Presidente Prudente, v. III, p. 05-14, set. 1997.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-34.

PIMENTA, Selma Garrido. Prefácio. In: RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 11-13.

QUADROS, Marta Campos de; LEITE, Yoshie Ussami Leite. Professores que constituem o professor que somos através da vida: memórias, narrativas e saberes profissionais docentes. In: LEITE, Yoshie Ussami Ferrari Leite; YAMASHIRO, Carla Regina Calone; SILVA, Edimar Aparecido da; FERREIRA FILHO, João. (orgs). Olhares sobre a escola pública: produção de saberes no âmbito do grupo de pesquisa. Curitiba: CRV, 2019. p. 79-93.

QUADROS, Marta Campos de; LEITE, Yoshie Ussami Leite. Saberes da experiência e trânsitos culturais: um mundo além da escola e a formação de professores. In: KLÉBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira; COSTA, Jefferson Martins. FERREIRA FILHO, João; QUADROS, Marta Campos de; LEITE, Yoshie Ussami Leite. (orgs). Escola pública: saberes e conhecimentos no âmbito do grupo de pesquisa. Curitiba: CRV, 2021. p. 105-121.

QUADROS, Marta Campos de; SANTOS, Fabiana Alves dos. O que nos contam caixas de brinquedos e alunos em estágio curricular?: Formação inicial de professores e direito à diferença em creches de Presidente Prudente. In: ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO, “TRABALHO DOCENTE NO SÉCULO XXI: CONJUNTURA E CONSTRUÇÃO DE RESISTÊNCIAS”, 9., 2017. Anais [...] Campinas: Unicamp, 2017.

ROCKWELL, Elsie. De huellas, bardas y veredas: uma história cotidiana em la escuela. In: ROCKWELL, Elsie (coord). La escuela cotidiana. 6 reimp. México: FCE, 2014.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n.34, p. 94-103, jan/abr. 2007. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 22 fev. 2023. https://doi.org/10.5902/1984644411344

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012a.

TARDIF, Maurice. O que é o saber da experiência no ensino? In: ENS, Romilda Teodora; BEHRENS, Marilda Aparecida; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. (orgs) Trabalho docente e saberes do professor. 2 ed. Curitiba: Champagnat, 2012b. p. 27-41.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude, LAHAYE, Louise. O Professor face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 4, p. 215-233, 1991.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (orgs) O ofício do professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins. A formação docente: as narrativas autobiográficas como recurso para um enfoque clínico. In: REBOLO, Flavinês; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins; PERRELLI, Maria Aparecida de Souza. (org.) Docência em questão: discutindo trabalho e formação. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 109-134.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais e formação de professoras/es

Como Citar

SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES: FORMAÇÃO DOCENTE QUE ATRAVESSA E É ATRAVESSADA PELA EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), e234578. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h556

Artigos Semelhantes

1-10 de 566

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.