EDUCAÇÃO INFANTIL E ROTINA: DOIS ELOS QUE DEVEM PERMANECER UNIDOS

Authors

  • Dulce Helena Brum Rodrigues FURG
  • Jorge da Cunha Dutra FURG

Keywords:

educação infantil, rotina, crianças

Abstract

O objetivo deste artigo é o de analisar se as docentes, da educação infantil, utilizam ou possuem uma rotina diária em suas práticas na sala de aula com crianças pequenas. Para isso foram feitas entrevistas com três professoras que atuam na área. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo referencial teórico os seguintes autores: Barbosa (2006a; 2006b; 2009); Brasil (1998; 2009); Freire (1998) e Ramos (2010). Os resultados encontrados foram ao encontro do objetivo da pesquisa, pois de acordo com as respostas das entrevistas todas as professoras utilizam a rotina em sua prática diária. Sendo assim, é possível afirmar que a rotina na educação infantil é de suma importância para o sucesso do processo educativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Dulce Helena Brum Rodrigues, FURG
    Licenciada em Pedagogia (2014), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente cursa a Especialização em Educação Infantil, pelo Centro Universitário Barão de Mauá e atua como Professora da educação infantil na rede municipal (Rio Grande/RS).
  • Jorge da Cunha Dutra, FURG
    Licenciado em Pedagogia (2005), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciado em Filosofia (2009), pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2009). Mestre (2010) e Doutor (2014) em Educação pela UFPel. Atualmente é Professor do Instituto de Educação da FURG, na área de Didática, Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado e Professor de Filosofia da rede estadual (SEDUC/RS).

Published

2016-09-21

How to Cite

EDUCAÇÃO INFANTIL E ROTINA: DOIS ELOS QUE DEVEM PERMANECER UNIDOS. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(2), 60-68. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1311

Similar Articles

21-30 of 240

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>