(TRANS)FORMAÇÕES DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Daniel Novaes Universidade São Francisco
  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural., Formação Docente., Educação Especial., Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

A complexidade do transtorno do espectro autista tem mobilizado, no contexto escolar, o fazer docente. Nesse âmbito, faz-se necessário refletir acerca da formação do professor para lidar com o ensino de alunos com esse diagnóstico. Este artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola de educação especial localizada no interior do estado de São Paulo, objetiva discutir como o professor, que se torna pesquisador de sua prática, articula as relações entre o referencial teórico histórico-cultural e a prática pedagógica. Os participantes foram o professor, formado em Pedagogia e mestrando em Educação, e seu aluno, com espectro autista. Durante o ano letivo, o professor registrou suas aulas em videogravações que foram posteriormente transcritas. Ao fundamentar sua prática na referida teoria, o professor passou a considerar atividades que favorecessem a imersão do aluno na esfera simbólica tendo, como primordial, o papel da linguagem sígnica. As análises, de cunho microgenético, trazem indícios de que: 1. A mudança na prática docente foi um processo (in)tenso; 2. As idas e vindas do processo de (trans)formação desvelam as tensões entre a apropriação de um referencial teórico e o modo de se realizar a prática pedagógica; 3. A produção de um saber pedagógico é oriunda do movimento da teoria com a prática.

 

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Biografia do Autor

  • Ana Paula de Freitas , Universidade São Francisco

    Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT (2018), na área de Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa. Professora na Universidade São Francisco - SP, no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, linha de pesquisa Educação, Linguagem e Processos Interativos e no Curso de Pedagogia. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação/USF. Bolsista Produtividade CNPq - nível II.

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

(TRANS)FORMAÇÕES DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: . (2021). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 32-48. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3902

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