APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NAS PERSPECTIVAS “STEAM” E “ROBÓTICA CRIATIVA E SUSTENTÁVEL” NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: EVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade Nove de Julho (Uninove)
  • Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Birigui-SP
  • Ronaldo Lasakoswitsck Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital – GRUPETeC
  • Paulo Roberto Prado Constantino Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em projetos; Steam; Robótica; Educação Profissional; Curso integrado.

Resumo

Este artigo resulta de um recorte de um projeto de pesquisa em desenvolvimento (2023-2026), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no âmbito do Programa de Pesquisa em Educação Básica – PROEDUCA – FAPESP/SEDUC. O objetivo deste artigo é identificar e analisar estudos já desenvolvidos quanto ao uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em uma perspectiva STEAM, com foco na introdução da robótica criativa e sustentável no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. O presente estudo desenvolveu-se por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) realizada no primeiro semestre de 2023, através da busca de dissertações e teses na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). No entanto, não foram identificados trabalhos que abordassem o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em uma perspectiva STEAM, com foco na introdução da robótica criativa e sustentável no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. Como conclusão, este estudo destaca a existência de um campo de pesquisa carente de investigações. Ele sugere a necessidade de ampliar as discussões e práticas relacionadas ao uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em uma perspectiva STEAM, com ênfase na introdução da robótica criativa e sustentável no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio.

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Biografia do Autor

  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho (Uninove)

    Doutora em Educação: Currículo

    Universidade Nove de Julho (Uninove) - São Paulo-SP

    Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital – GRUPETeC

  • Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Birigui-SP

    Doutora em Educação
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Birigui-SP

    Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital – GRUPETeC

  • Ronaldo Lasakoswitsck, Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital – GRUPETeC

    Doutor em Educação

    Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital – GRUPETeC

  • Paulo Roberto Prado Constantino, Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

    Doutor em Educação

    Professor/pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

    Grupo de Pesquisa: Gestão, Administração e Cultura na Educação Profissional e Tecnológica – GEACEP

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NAS PERSPECTIVAS “STEAM” E “ROBÓTICA CRIATIVA E SUSTENTÁVEL” NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: EVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-24, e244805. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4805

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