GESTÃO EDUCACIONAL E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA

Autores

  • Tatiana Pinheiro de Assis Pontes Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT - UNESP
  • Mauricio Fonseca Pontes SSP

Palavras-chave:

Gestão Educacional. Educação Participativa. Projeto Político Pedagógico. Gestão Democrática. Participação Popular.

Resumo

Este texto, intitulado “Gestão educacional e Projeto Político Pedagógico: refletindo sobre a educação participativa na escola”, apresenta reflexões/discussões sobre a relação entre a gestão educacional e a ideia de educação participativa e democrática. Para abordagem do tema, além das contribuições do referencial bibliográfico, são apresentadas análises de documentos oficiais, que normatizam e/ou orientam a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar, entre eles, destacamos o Projeto Político Pedagógico que, neste estudo, concebemos como a própria organização do trabalho escolar. Fundamentados em Paulo Freire, defendemos a educação participativa como um dos pilares para a efetivação da democracia na gestão da escola, nessa perspectiva, torna-se essencial a implementação de mecanismos viabilizadores da gestão democrática. Portanto, este estudo tem como objetivo central refletir e lançar a discussão sobre a importante função social do Projeto Político Pedagógico escolar, pois acreditamos que esse documento pode ser um instrumento vital no desenvolvimento do projeto educativo voltado à participação popular, ao desenvolvimento da democracia na e pela educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental e bibliográfica, de forma que os dados foram interpretados, analisados e apresentados a partir das abordagens de estudiosos da área. Entre as conclusões possíveis, concordamos com Freire (2003) sobre a necessária efetivação do modelo de gestão democrática e participativa baseada na incorporação de um método fundado na práxis dialógica, que garanta a organização do trabalho pedagógico como produto social, superando a histórica prática da gestão escolar verticalizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiana Pinheiro de Assis Pontes, Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT - UNESP
    Doutora em Educação pela FCT - UNESP. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação - DECED, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
  • Mauricio Fonseca Pontes, SSP
    Graduado em Pedagogia e História. Professor de Educação Básica - História - junto à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Diretor de Escola junto à Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

GESTÃO EDUCACIONAL E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(3), 102-110. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2135

Artigos Semelhantes

1-10 de 286

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>