PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ANÁLISE DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – 2007/2017

Autores

  • Jussara Marquezi UNIOESTE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
  • Julia Malanchen UNIOESTE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica; Currículo; Políticas Curriculares; Foz do Iguaçu.

Resumo

A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar se a pedagogia histórico-crítica materializa-se nas políticas curriculares, bem como no currículo implantado na rede pública municipal de educação de Foz do Iguaçu no período de 2007 a 2017. Para cumprir com o proposto, diante de uma perspectiva dialética de análise de dados, o percurso do trabalho consistiu em realizar um estudo teórico no qual elencamos os fundamentos da pedagogia histórico-crítica para subsidiar a análise dos documentos direcionadores do trabalho pedagógico na rede municipal anunciada. Os documentos analisados foram: Currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), o projeto político-pedagógico de algumas escolas e o Relatório de formação continuada do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). Objetivamos, por meio da análise do disposto nesse estudo, demonstrar que a pedagogia histórico-crítica se materializa nos fundamentos do currículo implantado, porém, devido a influência das correntes pedagógicas negativas ao ato de ensinar o saber sistematizado, as políticas curriculares, desenvolvidas na rede pública municipal de educação de Foz do Iguaçu nesse período, estão condicionadas às políticas neoliberais, dificultando a efetivação e implementação de uma pedagogia contra hegemônica.

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Biografia do Autor

  • Julia Malanchen, UNIOESTE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

    Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Pós-doutorado no Institute of Education – University College of London.  Professora Adjunta no Centro de Educação, Letras e Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Ensino na UNIOESTE/Campus de Foz do Iguaçu, PR. Membro do grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação” da UNESP/ Araraquara e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - Região Oeste do Paraná -HISTEDOPR

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Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, DIDÁTICOS E PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Como Citar

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ANÁLISE DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – 2007/2017. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 13-31. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3006

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