A GESTÃO ESCOLAR EM FOCO: REFLEXÕES PRELIMINARES

Autores

  • Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji Unoeste
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
  • Adriano Rodrigues Ruiz Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Palavras-chave:

Gestão, Cultura, Escola, Educação, Formação

Resumo

Na escola a gestão deve ser voltada para atender o aspecto fundamental, a educação. Sendo elemento essencial, o ser humano, sujeito de sua própria formação. A partir dessa perspectiva, o presente artigo apresenta como principal finalidade analisar o papel do gestor e a gestão na instituição educacional, bem como discutir a cultura como elemento desse processo. Para tanto, foi desencadeado uma pesquisa bibliográfica, adotando como referência trabalhos realizados por autores renomados na área. Como principal resultado este estudo exploratório ofereceu subsídios para o planejamento de uma análise mais aprofundada, na qual os pesquisadores desenvolverão uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com o propósito de desvelar, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), como o gestor e professores compreendem a gestão e se posicionam sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Unoeste

Mestranda em Educação Unoeste

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Ikeshoji, E. A. B., Terçariol, A. A. de L., & Ruiz, A. R. (2015). A GESTÃO ESCOLAR EM FOCO: REFLEXÕES PRELIMINARES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 11–18. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1217