POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Letícia Pereira de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Célia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) https://orcid.org/0000-0003-1033-7662

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h551

Palavras-chave:

Educação Superior. Evasão. Formação de professores. Acesso e permanência.

Resumo

Diante da expansão da educação superior, resultante da implantação de políticas públicas de ampliação do acesso, as discussões sobre democratização, permanência, diplomação e evasão ganharam destaque no cenário nacional. O presente artigo tem por objetivo analisar as motivações que culminaram com a evasão de estudantes do curso de Pedagogia, presencial, de uma universidade federal do interior do estado de Minas Gerais. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização do estudo se pautaram na revisão da literatura sobre temas relacionados ao acesso, permanência e evasão na educação superior. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o questionário online no Google Forms além da realização de duas entrevistas semiestruturadas via Google Meet. O projeto foi submetido à Plataforma Brasil e ao Comitê de Ética em Pesquisa, obtendo parecer favorável. Os dados, analisados à luz das contribuições de Tinto (1975) e Coulon (1995, 2008), mostraram que, dentre os estudantes que não solicitaram apoio da assistência estudantil, o principal fator condicionante da evasão refere-se à incompatibilidade de horários entre o trabalho e o estudo, seguido da mudança de curso. Já dentre os estudantes que foram beneficiados com os programas de assistência estudantil, o motivo de maior destaque é o desinteresse pela área de atuação.

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Biografia do Autor

  • Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2023-05-25

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais e formação de professoras/es

Como Citar

POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), e234483. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h551

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