FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E PROFISSIONAL EM MOÇAMBIQUE: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h553

Palavras-chave:

Formação continuada, Desenvolvimento intelectual;, Profissionalização docente;, Humanização.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a formação de professores em Moçambique e sua contribuição no pleno desenvolvimento intelectual, profissional e humano. Vários são os questionamentos que ajudam a pensar os processos formativos, porém, neste estudo partimos das seguintes questões: Como a formação de professores é concebida em Moçambique, ou seja, de que maneira esta formação se processa no país? Até que ponto a formação docente atende a necessidade do pleno desenvolvimento intelectual, profissional e a plena humanização? A formação de professores atende os interesses da classe trabalhadora e cumpre o papel social da escola? Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, cuja fonte de dados foram os documentos que regem os processos de formação de professores em Moçambique (estudo documental), sem deixar de fora o levantamento bibliográfico em bancos digitais, cujas temáticas vinculam-se à pedagogia histórico-crítica, sendo esta, a teoria pedagógica que fundamenta as nossas reflexões neste estudo. Os dados indicam que, apesar de alguns avanços nesse campo, há evidências de limitações/desafios no que concerne a questão do desenvolvimento intelectual, profissional e humano. As concepções pedagógicas que dominam os processos formativos estão vinculadas às teorias pós-modernas, as chamadas teorias do “aprender a aprender”, traduzidas em modelos de formação por competências e do professor reflexivo. Este cenário, no entender da pedagogia histórico-crítica, descaracteriza o papel do professor e dificulta o cumprimento da função social da escola, já que atende os interesses do capitalismo, tornando a educação um processo utilitarista.

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Biografia do Autor

  • Felizarda Rafael Amós Ussene, Universidade Academia Militar Marechal Samora Machel - NPL, Moçambique

    Mestranda em Psicopedagogia na Universidade Universidade Academia Militar Marechal Samora Machel, Cidade de Nampula (NPL), Moçambique. Licenciada em Educação de Adultos e desenvolvimento comunitario pela Universidade Pedagógica (2016). Professora do Ministerio de Educacao em Moçambique, atuando no Ensino Primário na Cidade de Nampula.

  • Jonas António Francisco

    Doutor em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAN; Professor Universitário na Universidade Rovuma, Moçambique. 

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Publicado

2023-05-26

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais e formação de professoras/es

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E PROFISSIONAL EM MOÇAMBIQUE: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), e234648. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h553

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