VIVENDO E NARRANDO O “SER PROFESSORA” DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INCURSÕES DE FRANCISCA

Autores

  • Sílvia Adriana Rodrigues Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Andreia Guilhen Pinto Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente-SP

Palavras-chave:

Identidade para a docência; Saberes da profissão; Narrativa.

Resumo

A discussão ora apresentada é um recorte de uma investigação coletiva, em andamento, que objetiva compreender os caminhos de constituição da profissionalidade e identidade docente a partir de narrativas escritas por professora(e)s da Educação Básica e Ensino Superior. Assim, nos limites desse artigo são trazidas as reflexões desencadeadas pela história de uma professora atuante na Educação Infantil. A leitura dos escritos de nossa narradora, pautada no dialogismo e na alteridade, nos levou a (re)afirmar o potencial formativo e reflexivo das narrativas não só para quem narra, mas também para quem as lê; bem como, o quanto os caminhos de construção/constituição da docência - mesmo sendo particulares e singulares - recebem influência de elementos plurais e coletivos do contexto sócio-cultural (concreto e subjetivo) que os sujeitos estão inseridos.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

VIVENDO E NARRANDO O “SER PROFESSORA” DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INCURSÕES DE FRANCISCA. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 336-349. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3718

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