A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: LIMITES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Priscila Ramos Toledo Ferreira
  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Tecnologia. Prática docente. Alfabetização.

Resumo

O artigo aborda a formação continuada para a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na prática pedagógica a partir da visão de professoras alfabetizadoras. Com abordagem de cunho qualitativo, o estudo contou com a participação de quatro professoras alfabetizadoras de duas escolas da rede municipal de ensino de Corumbá, Mato Grosso do Sul por meio de realização de entrevista com roteiro semiestruturado. Para complemento de informações também foram entrevistados os professores responsáveis pelas salas de Tecnologias (STE) das respectivas escolas e a coordenadora do Núcleo de Tecnologia de Corumbá (NTEC). A análise dos dados aponta que é por meio dos cursos de formação continuada que as professoras aprendem a utilizar as tecnologias, uma vez que a inserção das TICs não foi abordada na formação inicial. Apesar do posicionamento positivo frente aos programas, aponta-se a necessidade de ações de formação continuada mais pontuais que contemplem as especificidades do professor alfabetizador. A formação continuada precisa partir das necessidades e situações problemáticas dos professores, ainda que esbarre em muitos obstáculos, tais como: lacunas da formação inicial, incompatibilidade de horários, despreparo de formadores. Isso permite inferir que a formação continuada é um caminho que propicia de forma coletiva a construção de novos conhecimentos e requer um clima de colaboração que envolva a comunidade educativa.

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Biografia do Autor

  • Priscila Ramos Toledo Ferreira

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN). 

  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Forprat). Coordenadora do Laboratório de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Laforprat).

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: LIMITES E PERSPECTIVAS. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 369-384. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3705

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