MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO E MELHORIAS DA QUALIDADE EDUCACIONAL: UMA ASSOCIAÇÃO POSSÍVEL

Autores

  • Tatiane Oliveira Santos Nascimento
  • Silvio Cesar Nunes Militão UNESP

Palavras-chave:

Municipalização do Ensino. Qualidade Educacional. Ideb. Ensino Fundamental. Educação municipal

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar se os municípios pertencentes à Região Administrativa de Presidente Prudente (RA/PP), após o repentino e intensivo processo de municipalização do ensino fundamental, vêm conseguindo ofertar com qualidade tal etapa escolar para o seu alunado. Para tanto, se valeu dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental acerca da temática em tela. Os resultados demonstraram que, mesmo se responsabilizando repentinamente pela oferta/gestão do ensino fundamental por força da municipalização e ainda longe das condições ideais em termos de financiamento e estrutura pedagógica e administrativa, a maior parte dos municípios da RA de Presidente Prudente (62,8%) vem conseguindo superar suas metas particulares do Ideb.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvio Cesar Nunes Militão, UNESP
    Educação

Downloads

Publicado

2017-05-29

Como Citar

MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO E MELHORIAS DA QUALIDADE EDUCACIONAL: UMA ASSOCIAÇÃO POSSÍVEL. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(4), 36-41. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1843

Artigos Semelhantes

1-10 de 403

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.