‘APTIDÕES’ E ‘CARÊNCIAS’ NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores/as

  • Fernanda Potzik Soccio Patronato Municipal de Jacarezinho
  • Luiz Bosco Sardinha Machado Júnior Faculdades Integradas de Ourinhos

Palabras clave:

psicologia escolar e educacional, fracasso escolar, problemas de aprendizagem, história da psicologia

Resumen

O presente trabalho monográfico tem por temática a Psicologia Escolar. Os objetivos da pesquisa são interligar a história da psicologia escolar e explanar sobre o fracasso escolar. Para respondê-los, é preciso investigar inicialmente a história da psicologia escolar no mundo e no Brasil, para refletir como uma temática se interligou a outra e quais seus principais aspectos. Adentrando a questões do fracasso escolar e suas implicações em cada momento histórico, analisar se essas explicações colocaram os sujeitos naqueles papéis ditados socialmente, bem como refletir até que ponto essas teorias foram superadas nos dias atuais. Ademais, também será importante refletir sobre o fracasso escolar na atualidade e algumas situações, como a medicalização e patologização. O trabalho considera, por fim, que na área da educação não é possível responder suas problemáticas nem estabelecer relações causais e lineares. Através de muita reflexão se passa a questionar cada vez mais e se percebe que ainda há muito o que construir.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fernanda Potzik Soccio, Patronato Municipal de Jacarezinho
    Psicóloga (CRP 08/22306), graduada pelas Faculdades Integradas de Ourinhos; pedagoga graduada pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Especialista em Psicopedagogia pela FAEL. Atua no Patronato Municipal de Jacarezinho.
  • Luiz Bosco Sardinha Machado Júnior, Faculdades Integradas de Ourinhos
    Psicólogo (CRP 06/96910), Mestre e Doutor em Psicologia pela Unesp/Assis. Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Docente dos cursos de Psicologia e Artes Visuais das Faculdades Integradas de Ourinhos. Supervisor de Estágio em Psicologia Escolar e Educacional.

Publicado

2017-08-30

Cómo citar

‘APTIDÕES’ E ‘CARÊNCIAS’ NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO BRASIL. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 117-125. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1580

Artículos similares

1-10 de 567

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>