‘APTIDÕES’ E ‘CARÊNCIAS’ NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO BRASIL
Palabras clave:
psicologia escolar e educacional, fracasso escolar, problemas de aprendizagem, história da psicologiaResumen
O presente trabalho monográfico tem por temática a Psicologia Escolar. Os objetivos da pesquisa são interligar a história da psicologia escolar e explanar sobre o fracasso escolar. Para respondê-los, é preciso investigar inicialmente a história da psicologia escolar no mundo e no Brasil, para refletir como uma temática se interligou a outra e quais seus principais aspectos. Adentrando a questões do fracasso escolar e suas implicações em cada momento histórico, analisar se essas explicações colocaram os sujeitos naqueles papéis ditados socialmente, bem como refletir até que ponto essas teorias foram superadas nos dias atuais. Ademais, também será importante refletir sobre o fracasso escolar na atualidade e algumas situações, como a medicalização e patologização. O trabalho considera, por fim, que na área da educação não é possível responder suas problemáticas nem estabelecer relações causais e lineares. Através de muita reflexão se passa a questionar cada vez mais e se percebe que ainda há muito o que construir.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-08-30
Número
Sección
Revisão de Literatura
Cómo citar
‘APTIDÕES’ E ‘CARÊNCIAS’ NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO BRASIL. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 117-125. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1580