À PROCURA DA FELICIDADE PLENA NA CULTURA DO CONSUMO ATUAL

Autores

  • Marcos Mariani Casadore Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Assis
  • Francisco Hashimoto Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Assis

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Pós-modernidade, Psicologia, Psicanálise e Cultura, Sociologia.

Resumo

O consumo passou por várias mudanças ao longo dos anos, acompanhando de perto os modelos econômicos e políticas de estado das sociedades. Na atualidade, adquiriu um caráter diferenciado associado principalmente às sensações, ao corpo, ao entretenimento, cada vez mais efêmero e sempre se mantendo paralelo e diretamente ligado às identidades e status sociais. Dentro do sistema capitalista neoliberal, assume papel central na relação com os homens e seus trabalhos, suas vivências e até mesmo com o sentido de ser, já quase todo indissociável do “ter”. Este artigo trata da questão contemporânea da sociedade do consumo através de leituras nas áreas da psicanálise e da sociologia; analisa, assim, a prática consumista atual aliada aos objetos de mercado cercados de fantasias, sua relação com o sujeito que espera, passivamente, tudo daquilo que compra e ainda os ideais ilusórios de felicidade que cercam as atividades de mercado, confundindo desejos, necessidades, e prometendo o eterno contentamento aos consumidores. O texto foi composto a partir de um estudo bibliográfico, teórico-reflexivo, além da compreensão e reflexão dos próprios autores sobre o tema e a contemporaneidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Mariani Casadore, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Assis
    Mestrando em Psicologia pelo programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Bacharel e Licenciado em Psicologia, pela mesma instituição.
  • Francisco Hashimoto, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Assis
    Professor Dr. Adjunto do Curso de Graduação em Psicologia, junto ao departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, e Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

Downloads

Publicado

2012-08-17

Como Citar

À PROCURA DA FELICIDADE PLENA NA CULTURA DO CONSUMO ATUAL. (2012). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 7(1), 08-20. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/312

Artigos Semelhantes

1-10 de 115

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>