UTILIZANDO A HIPERHISTÓRIA PARA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Tania Regina Corredato Univel

Palavras-chave:

hiperhistória, conceitos interdisciplinar, educação infantil, recursos tecnológicos

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência realizada com crianças em idade pré-escolar (seis anos) de uma escola particular da cidade de Maringá-Pr. onde utilizou-se de hiperhistórias para a aquisição de conhecimentos computacionais e conceitos inerentes ao currículo escolar. Além da conjugação dos ambientes ricos em recursos de multimídia com os conteúdos curriculares, têm-se como objetivo, o resgate do lúdico em função das fases de desenvolvimento da criança. Justifica-se tal pesquisa pelo próprio apelo que a metodologia oferece: envolve um conjunto diversificado de atividades na composição de hiperhistórias, abarcando os conceitos curriculares de forma diferenciada e dinâmica e abrindo espaço para a criatividade e liberdade de construção, onde a criança dentro de sua fase simbólica do “faz de conta” e o professor, estimulando a criança à exploração, participam de forma ativa em construções abertas. Observou-se crianças e professores apropriando-se do uso de diferentes recursos computacionais; houve efetiva aquisição dos conceitos curriculares pré-estabelecidos; e constatou-se a exploração produtiva da fase simbólica, tanto no que diz respeito ao emergir do “faz de conta”, como na aderência aos temas propostos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-05-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UTILIZANDO A HIPERHISTÓRIA PARA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2005). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 2(1), 79-84. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/197

Artigos Semelhantes

1-10 de 281

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)