SOCIEDADE DO CONSUMO E A COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O SHOPPING POPULAR

Autores

  • Nayene Cardoso Furmigare Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

Sociedade do consumo, Shopping Popular, Comunicação

Resumo

RESUMO

sociedade do consumo de Bauman apresenta-se como elemento central na formação da identidade social dos indivíduos. Muito além da satisfação pessoal em consumir, ela passa a ter um peso primordial na construção das personalidades. O estudo contido neste artigo visa analisar os impactos do consumo na sociedade contemporânea, através do estudo de caso do “Camelódromo”, atual Shopping Popular. Os objetivos específicos consistem em oferecer uma visão concisa sobre a natureza do consumo e seu impacto desagregador na vida do indivíduo, além de apontar a comunicação mercadológica trabalhada na estratégia de vendas, para induzir o ato do consumo. A metodologia é proveniente das técnicas de observação direta intensiva e entrevista. O método é o estudo de caso “Camelódromo”, localizado na cidade de Londrina-PR. A fundamentação teórico-mercadológica é proveniente dos conceitos analisados por Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard e Lívia Barbosa. Os resultados permitem afirmar que o consumo cresce acelerado, causando um confronto com a sociedade, principalmente com o próprio comportamento de querer, desejar e ter.

 

 

Palavras-chave: Sociedade; Consumo; Comunicação; Transformação; Shopping Popular.

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Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

Dossiê: O desenvolvimento das sociedades a partir das práticas culturais

Como Citar

SOCIEDADE DO CONSUMO E A COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O SHOPPING POPULAR . (2020). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 4(1), 9-22. https://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/3464

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