Ciência, educação e a possibilidade de novas utopias

Autores/as

  • Adriano Rodrigues Ruiz Unoeste

Resumen

Neste artigo, apontamos o determinismo científico da modernidade como uma das referências para a perenidade do espírito da educação escolar. A confiança de estarmos em um mundo regular e previsível favoreceu o aniquilamento do respeito à individualidade e fez germinar uma pedagogia da repetição e da tutela. A revolução científica que estamos vivendo, ao abandonar os modelos simplificados, traz como novidade o fim das certezas. Esse é o limiar de uma era em que os sujeitos precisam aprimorar suas ferramentas intelectuais para os embates cotidianos, por isso abrem-se horizontes para novas utopias educacionais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2005-02-22

Cómo citar

Ciência, educação e a possibilidade de novas utopias. (2005). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 1(1), 101-108. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/188

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>