AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Bruno de Maria Serra Unoeste
  • Carlos Alberto Alvini Franzini Junior Unoeste
  • Estela Vidotto de Oliveira Unoeste
  • Maria Tereza Artero Prado Unesp
  • Francis Lopes Pacagnelli Unoeste
  • Renata Calciolari Rossi e Silva Unoeste
  • Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani Unoeste

Palavras-chave:

fisioterapia, motor, deficiência, desenvolvimento, cegueira

Resumo

Atualmente no Brasil estima-se que pelo menos 38 milhões de pessoas sejam deficientes visuais (DV) e a Organização Mundial da Saúde estima que em um futuro próximo este número aumente. Esta deficiência pode ocasionar alterações nas atividades de vida diárias das crianças, podendo ser responsável por um possível atraso no desenvolvimento psicomotor das mesmas. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento psicomotor de crianças institucionalizadas com DV. Para isso, foi feito um grupo experimental (GE) com 6 crianças com DV (média de idade cronológica de 6±0,894 anos) e um controle (GC) composto por 9 sem DV (média de idade cronológica de 8,11±1,763 anos), respectivamente frequentadores da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos e Lar Santa Filomena ambos situados na cidade de Presidente Prudente/SP. Todos foram avaliados por testes psicomotores pela na Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca. A análise dos resultados foi descritiva e analítica submetida ao teste “t” de Student seguido do teste de Mann-whitney e adotando-se p<0,05 como nível mínimo de significância. Os dados encontrados demonstraram que o GE apresentou pontuação inferior ao do GC em todas as áreas avaliadas evidenciando um atraso psicomotor. Conclui-se que as crianças com DV, tem atraso considerável em seu desenvolvimento psicomotor em relação às crianças videntes, principalmente, nas áreas de equilíbrio e praxia fina e que estas devem ser estimuladas o mais precocemente possível, para que esse atraso motor seja minimizado ou instinto das mesmas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno de Maria Serra, Unoeste
    Acadêmico de Fisioterapia do curso da Unoeste
  • Carlos Alberto Alvini Franzini Junior, Unoeste
    Acadêmico de Fisioterapia do curso da Unoeste
  • Estela Vidotto de Oliveira, Unoeste
    Acadêmico de Fisioterapia do curso da Unoeste
  • Maria Tereza Artero Prado, Unesp
    Fisioterapeuta formada na Unoeste e Pós graduanda na Unesp e Faculdade de Medicina do ABC
  • Francis Lopes Pacagnelli, Unoeste
    Doutora e Docente do curso de Fisioterapia da Unoeste
  • Renata Calciolari Rossi e Silva, Unoeste
    Doutora e Docente do curso de Fisioterapia da Unoeste
  • Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Unoeste
    Mestra e Docente do curso de Fisioterapia da Unoeste

Downloads

Publicado

2014-07-28

Como Citar

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. (2014). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 5(1), 01-08. https://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/738

Artigos Semelhantes

1-10 de 104

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>