SOFT SKILLS, TRABALHO REMOTO E INDÚSTRIA 4.0: A REESTRUTURAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SÉCULO XXI

Autores

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Trabalho Remoto, Soft Skills, Hard Skills, Adaptabilidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo demonstrar os impactos da Indústria 4.0 no contexto laboral, em especial no que diz respeito a adoção do trabalho remoto e o desenvolvimento de novos comportamentos profissionais (soft skills), necessários para o desempenho laboral neste novo cenário, traçando um paralelo entre a realidade brasileira e global. O método de pesquisa utilizado para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental. Identificou-se neste trabalho quais são os comportamentos considerados importantes para o colaborador no contexto da Indústria 4.0, expondo as razões pelas quais estas soft skills são consideradas importantes pelas principais correntes acadêmicas sobre o tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BORREGO, A. B. P. O desempenho adaptativo pelos recém-formados: o papel das soft e hard skills e a moderação da autoeficácia. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia e das Organizações) – Instituto Universitário de Lisboa – Ciências sociais e humanas, Lisboa (Portugal), 2020.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684. out./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/9VBbHT3qxByvFCtbZDZHgNP/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 3 jan. 2023. https://doi.org/10.1590/S0104-07072006000400017

COLAÇO, H. S. C. A criatividade na educação pré-escolar como forma de expressão e comunicação. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação pré-escolar) – Universidade do Algarve, Portugal, 2013.

EUROSTAT. Estatísticas da educação e da formação a nível regional. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Education_statistics_at_regional_level/pt&oldid=106723. Publicado em: 5 nov 2012. Acessado em: 3 jan. 2023.

EUROSTAT. Estatísticas do ensino superior. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Archive:Estat%C3%ADsticas_do_ensino_superior&oldid=359167. Publicado em: 7 nov 2017. Acessado em: 3 jan. 2023.

EUROSTAT. Estrutura populacional e envelhecimento. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Archive:Estrutura_populacional_e_envelhecimento&oldid=510113. Publicado em: nov 2021. Acessado em: 3 jan. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Conheça o Brasil – População - Educação. (IBGE EDUCA). Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html#:~:text=Tamb%C3%A9m%20em%202019%2C%2046%2C6,4%25%2C%20o%20superior%20completo. Publicado em: 2019. Acesso em: 3 jan. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estatuto do Idoso completa 15 anos. (Agência IBGE Notícias). Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/22690-estatuto-do-idoso-completa-15-anos. Publicado em: 1 out. 2018. Acesso em: 3 jan. 2023.

IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Texto para discussão. [Política industrial na china, na índia e no brasil: legados, dilemas de coordenação e perspectivas]. v. 2059, Brasília: Rio de Janeiro: Ipea, 2015.

PAVAN, B. A criatividade é uma habilidade para todos? Confira o que diz a neurociência. Faber-Castell Edux. Editado por Porvir. Disponível em: https://www.educacao.faber-castell.com.br/a-criatividade-e-uma-habilidade-para-todos-confira-o-que-diz-a-neurociencia/#:~:text=e%20o%20outro.-,%E2%80%9CA%20criatividade%20%C3%A9%20uma%20fun%C3%A7%C3%A3o%20psicol%C3%B3gica%20humana%2C%20como%20a%20imagina%C3%A7%C3%A3o,com%20seus%20pares%E2%80%9D%2C%20diz. Acesso em: 3 jan. 2023

PENHAKI, J. R. Soft skills na indústria 4.0. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Universidade Tecnológica federal do Paraná, Curitiba, PR, 2019.

SANTOS, B. P.; ALBERTO, A.; LIMA, T. D. F. M.; CHARRUA-SANTOS, F. M. B. Indústria 4.0: desafios e oportunidades. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 4, n. 1, p. 111–124, 2018. Disponível em: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/e316. Acesso em: 4 jan. 2023

VIEIRA, P. P. S.; STEFANO, E.; FREITAG, A. E. B.; SACCO, W. F. Gestão da inovação tecnológica, Indústria 4.0 e Cloud Computing: implantação do trabalho remoto em uma distribuidora de energia elétrica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 12, p. 110574-110608, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-034

VIOLANTE, A.; ANDRADE, A. O potencial da inteligência artificial na gestão. Gestão e Desenvolvimento, n. 30, p. 439-479, 30 jun. 2022.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração - UFSC, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

SOFT SKILLS, TRABALHO REMOTO E INDÚSTRIA 4.0: A REESTRUTURAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SÉCULO XXI. (2023). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 7(1), 25-32. https://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/4606

Artigos Semelhantes

1-10 de 77

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.