DIRIGISMO JUDICIAL NOS CONTRATOS EDUCACIONAIS: LIMITES E CRITÉRIOS À INTERVENÇÃO ESTATAL NO PREÇO DAS MENSALIDADES ESCOLARES

Autores

  • Marcelo Farina de Medeiros Universidade Estadual Paulista – UNOESTE

Palavras-chave:

Contrato, intervenção, consumidor, livre iniciativa

Resumo

Com a organização normativa amparada em uma Constituição Federal analítica, contendo normas gerais e abstratas que reclamam do do julgador uma participação ativa na realização do Direito, no caso concreto, abriu-se espaço ao ativismo judicial. Em relação à teoria do negócio jurídico, a formulação de novos paradigmas, como equidade, boa fé e função social autoriza a intervenção estatal nas relações privadas, visando ao equilíbrio das relações sociais, em especial nos contratod de adesão, em relações de consumo. A intervenção estatal, contudo, encontra barreiras nos princípios constitucionais da livre iniciativa e da propriedade privada. O artigo, portanto, visa a contribuir com as ponderações sobre a possibilidade de intervenção estatal nos contratos educacionais privados,  conciliando o modelo capitalista adotado na ordem econômica e as garantias a ele inerentes com a defesa do consumidor, sem que isso importe em afronta aos limites da Constituição Federal.

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Publicado

2021-06-09

Edição

Seção

Dossiê: Pandemia de COVID-19 e suas repercussões jurídicas e sociais no Brasil

Como Citar

DIRIGISMO JUDICIAL NOS CONTRATOS EDUCACIONAIS: LIMITES E CRITÉRIOS À INTERVENÇÃO ESTATAL NO PREÇO DAS MENSALIDADES ESCOLARES. (2021). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 4(4), 228-239. https://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/4005

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