AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS PRESENTES E PERSPECTIVAS FUTURAS

Autores

  • Fernando Henrique Neves
  • José Jailton da Cunha
  • Maria Lucineide Dioginis
  • Nívea Cristina Lucindo
  • Wilson Cristovam

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Abordagem Construcionista, Aprendizagem Significativa, Formação Continuada de Professores, Matemática.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso auxiliar nas aulas de matemática, especificamente no processo de ensino. Assim, o presente trabalho refletiu sobre a utilização das TICs visando melhorar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nas escolas pública do Município de Mirante do Paranapanema - SP. A metodologia utilizada na pesquisa constou de cunho qualitativa, devido à sua abrangência e à vantagem de proporcionar ao pesquisador o contato direto com o ambiente e com a situação que está investigando. Os resultados foram compreender a necessidade de investir na formação dos professores, considerando o aluno como construtor do conhecimento e o professor mediador da aprendizagem. Concluímos que alunos e professores tem consciência de que os recursos tecnológicos tornam as aulas desafiadoras e significativas. No entanto, a fragmentação da formação continuada dificulta a implementação efetiva das TICs em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Neves, F. H., Jailton da Cunha, J., Lucineide Dioginis, M., Cristina Lucindo, N., & Cristovam, W. (2016). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS PRESENTES E PERSPECTIVAS FUTURAS. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(4), 01–10. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1458

Edição

Seção

Artigos Originais