ENGLISHVR: USO DE REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO

Autores

  • Marina Zeni Oliveira Marques Calderan Universidade do Oeste Paulista
  • Cintia Camargo Furquim Universidade do Oeste Paulista
  • Robson Augusto Siscoutto Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

gamifcação, ensino da língua inglesa, realidade virtual

Resumo

O ensino da língua inglesa é um dos pilares fundamentais da formação educacional dos estudantes nos dias atuais. A prática do idioma contribui para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão, além de promover a interculturalidade e o acesso a meios de entretenimento e estudo. Porém, as escolas brasileiras utilizam no ensino, principalmente, o método tradicional que se baseia na aprendizagem através de regras gramaticais e traduções literais. Esse método é monótono e repetitivo, tendo como consequência a desmotivação os alunos com a disciplina. Sendo assim, a aplicação de tecnologias na educação, como a realidade virtual, aumenta o interesse dos estudantes pelo aprendizado através de atividades interativas que incentivam a criatividade e diversão, melhorando a qualidade da educação, absorção dos conteúdos e suas habilidades cognitivas. Este trabalho apresenta uma ferramenta de realidade virtual que disponibiliza ambientes virtuais tridimensionais interativos com o intuito de auxiliar o ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental brasileiro da disciplina língua inglesa. Os ambientes virtuais foram avaliados, pelos pesquisadores do projeto, por meio de um questionário de usabilidade específico para este tipo de ambiente, obtendo média final 4,53 de 5,0, sendo considerado apto para uso, no futuro, em salas de aulas.

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

ENGLISHVR: USO DE REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL BRASILEIRO. (2024). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 16(1), 1-16, e244858. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4858

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