OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE ESTRUTURAS DE DADOS FAZENDO USO DE REALIDADE AUMENTADA: SEDRA

Autores

  • Murilo Mickio Soares Hara Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Robson Augusto Siscoutto FIPP/UNOESTE

Palavras-chave:

realidade aumentada, objetos de aprendizagem, estrutura de dados

Resumo

O uso de Realidade Aumentada possibilita que a aplicação seja projetada no espaço do usuário, permitindo assim, uma maior interação, envolvimento e compreensão por parte do usuário, de forma mais natural, interativa e imersiva. Diante dessas possibilidades, a RA vem sendo empregada, cada vez, como tecnologia meio no ensino em diversas áreas do conhecimento. Os cursos de ciências da computação oferecem em sua matriz curricular diversos conteúdos focados na lógica, estruturas e programação. Elementos como como matrizes, vetores, pilhas, filas, árvores, dentre outras estudadas em Estrutura de Dados, são considerados abstratos e de difícil compreensão por parte dos discente. Diante disso, este trabalho apresenta o SEDRA (Sistema de Estrutura de Dados com Realidade Aumentada) que disponibiliza objetos de aprendizagem para estrutura de dados, fazendo uso de Realidade Aumentada e dispositivos móveis. Visando avaliar e quantificar a usabilidade da ferramenta por professores e profissionais, uma reinterpretação da heurística de Nielsen foi criada e aplicada.realidade aumentada; objetos de aprendizagem; estrutura de dados

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robson Augusto Siscoutto, FIPP/UNOESTE
    Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1994), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Faculdade de Informatica de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste. Realiza suas pesquisas na área de Realidade Virtual e Aumentada, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, Realidade Aumentada - Artoolkit e Flartoolkit, Redes de Computadores, Analise Orientado a Objetos. Publicou diversos artigos na área bem com escreveu diversos capitulos de livros.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Como Citar

OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE ESTRUTURAS DE DADOS FAZENDO USO DE REALIDADE AUMENTADA: SEDRA. (2018). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 10(1), 62-77. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/2314

Artigos Semelhantes

1-10 de 411

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>