AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO EM CRIANÇAS

Authors

  • Maria Tereza Artero Prado Universidade do Oeste Paulista
  • Rayza Fabiane Fell Unoeste
  • Ariane Spiguel Salmazo Unoeste
  • Graziela Cristina Claudino Gomes Unoeste
  • Milena Santana Silva Unoeste
  • Suéllen Mayara Tanaka dos Santos Unoeste
  • Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani Unoeste

Keywords:

crianças, fisioterapia, desenvolvimento infantil, crescimento.

Abstract

Os objetivos deste estudo foram avaliar o crescimento e o desenvolvimento de crianças de creche e intervir naquelas com atraso do desenvolvimento motor. Participaram do referido estudo 15 crianças de 0 a 2 anos, frequentadoras de uma creche de Presidente Prudente/SP. Para avaliação do crescimento, utilizou-se os gráficos do IMC/idade do Center for Disease Control and Prevention e para análise do desenvolvimento o Inventário Portage Operacionalizado, que é composto de testes divididos em cinco áreas: socialização, autocuidados, linguagem, cognição e desenvolvimento motor, podendo estabelecer se a idade da área apresenta-se menor (atraso), igual ou maior que a cronológica em cada criança. As crianças apresentaram idade média de 17,86 meses (8 do gênero masculino e 7 do feminino) e classificação eutrófica, ou seja, normal do IMC/idade. A amostra apresentou-se acima da idade cronológica nas áreas de socialização (11 crianças), autocuidados (13), e desenvolvimento motor (13). A área da cognição mostrou-se igualmente distribuída em menor, igual e maior que a idade cronológica. E, somente a área da linguagem (13 crianças) apresentou-se abaixo da idade cronológica. Receberam intervenção motora as duas crianças que apresentaram atraso do desenvolvimento motor e após a reavaliação observou-se evolução expressiva da idade motora, sem alteração da classificação do IMC/idade. Portanto, a maioria destas crianças apresentou o crescimento e o desenvolvimento adequados para a idade cronológica, exceto na área da linguagem. Além disso, a intervenção motora mostrou-se eficaz, confirmando a importância da atuação de profissionais especializados da área da saúde e educação na creche, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento infantil.

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Author Biographies

  • Maria Tereza Artero Prado, Universidade do Oeste Paulista
    Graduanda do Curso de Fisioterapia na Universidade do Oeste Paulista - Unoeste, especial interesse na área de pesquisas pediátricas, principalmente com o uso de escalas e questionários para avaliação motora e de qualidade de vida.
  • Rayza Fabiane Fell, Unoeste
    Graduanda do Curso de Fisioterapia na Universidade do Oeste Paulista - Unoeste, especial interesse na área de pesquisas pediátricas, principalmente com o uso de escalas e questionários para avaliação motora e de qualidade de vida.
  • Ariane Spiguel Salmazo, Unoeste
    Graduanda do Curso de Fisioterapia na Universidade do Oeste Paulista.
  • Graziela Cristina Claudino Gomes, Unoeste
    Graduanda do Curso de Fisioterapia na Universidade do Oeste Paulista.
  • Milena Santana Silva, Unoeste
    Graduanda do Curso de Fisioterapia na Universidade do Oeste Paulista.
  • Suéllen Mayara Tanaka dos Santos, Unoeste
    Graduanda do Curso de Fisioterapia na Universidade do Oeste Paulista.
  • Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Unoeste
    Professora e Mestre do Curso de Fisioterapia da Unoeste, responsável pelo setor de Fisioterapia Pediátrica. Especial interesse na área de pesquisas pediátricas, principalmente com o uso de escalas e questionários para avaliação motora e de qualidade de vida.

Published

2012-12-17

How to Cite

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO EM CRIANÇAS. (2012). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 4(1), 10-17. https://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/535

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