APLICAÇÃO DE ALGORITMOS GENÉTICOS NA CONSTRUÇÃO DE GRADES DE HORÁRIOS

Autores

  • Mário Ferreira Marques Júnior
  • Danillo Roberto Pereira
  • Francisco Assis da Silva FIPP/UNOESTE

Palavras-chave:

Algoritmo genético, Grade de horários, Problema da turma-professor, Algoritmo evolutivo

Resumo

Este trabalho apresenta uma solução para a construção de grades de horários de Turma-Professor por meio da aplicação de algoritmos genéticos, levando em consideração as restrições encontradas na elaboração das grades de horários semestrais. O software que gera as grades de horários foi desenvolvido em C# e exibe combinações de horários plausíveis que atenda as restrições de horários de cursos, professores e disciplinas cadastradas. Por se tratar de um problema NP-Completo, nem sempre combinações válidas são encontradas pelo algoritmo, neste caso o programa sinaliza os horários das disciplinas que estão em conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Assis da Silva, FIPP/UNOESTE

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor titular da Universidade do Oeste Paulista.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

Ferreira Marques Júnior, M., Pereira, D. R., & Silva, F. A. da. (2015). APLICAÇÃO DE ALGORITMOS GENÉTICOS NA CONSTRUÇÃO DE GRADES DE HORÁRIOS. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 7(1), 22–32. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/1306

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>