PROBLEMA DAS LUZES APAGADAS

Autores

  • Natalia Rodrigues da Silva
  • Hudson Alves Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Pereira de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

A Ágebra Linear apresenta um papel muito importante nas áreas de exatas, e através dela podemos mostrar sua utilidade na modelagem de um problema que envolve um simples jogo de apagar e acender luzes, depois de modelado o problema, vamos resolve-lo implementando um algoritmo de eliminação de Gauss no Scilab (o Scilab é um software livre e de código aberto, voltado para computação numérica semelhante ao Matlab). O jogo, Lights Out, é um famoso jogo da  década  de  90,  o  qual  consiste  de  25  teclas  iluminadas  e  arranjadas na forma de uma matriz 5x5, onde se tem um estado inicial e devemos apagar  todas  as  teclas  apertando  uma  sequência  correta  de  teclas, esta sequência será fornecida pelo programa implementado no Scilab, ou seja teremos uma solução imediata para apagarmos todas as luzes do jogo.  A modelagem utiliza os conceitos de  Álgebra  Linear:  matrizes,  determinantes e sistemas lineares, juntamente com o conceito de conjunto dos resto da divisão  por  2  ( ).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

PROBLEMA DAS LUZES APAGADAS. (2018). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 10(2), 45-52. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/2676

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)