TERMOGRAFIA DIGITAL POR INFRAVERMELHO DO ESCROTO E QUALIDADE DO SÊMEN EM TOUROS NELORE (BOS TAURUS INDICUS)

Autores

  • Felipe Rydygier de Ruediger Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Marcelo George Mungai Chacur UNOESTE
  • Eunice Oba Universidade Estadual Paulista - FMVZ/UNESP
  • Alcides Ramos Amorim 3Universidade Estadual Paulista - FMVZ/UNESP
  • Camila Dutra de Souza Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

fatores climáticos, termograma escrotal, touro zebu, sêmen

Resumo

Objetivou-se estudar a relação da temperatura do escroto sobre a qualidade seminal pelo uso da termografia por infravermelho em touros Nelore criados extensivamente. Realizaram-se termografia escrotal e colheita de sêmen. Os dados climáticos foram coletados por meio de globo termômetro. Os termogramas do escroto foram obtidos por meio de termografia digital de infravermelho. Efetuaram-se colheitas de sêmen, por meio de eletroejaculação para analise das características quantitativas e qualitativas. Para os dados, utilizou-se análise de variância e posteriormente aplicou-se o teste de Tukey a 5%. (p<0,05) entre animais para vigor espermático, motilidade espermática entre animais e entre colheitas, concentração espermática, espermatozoides totais e espermatozoides viáveis totais entre grupos, entre colheitas para as temperaturas do escroto e para os dados climáticos. Concluiu-se que as temperaturas da superfície do escroto e os fatores climáticos influenciaram na qualidade do sêmen. A termografia é recomendada como exame complementar na avaliação reprodutiva de touros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo George Mungai Chacur, UNOESTE
    Médico Veterinário formado pela UNESP de Jabuticabal, residência, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Reprodução Animal pela UNESP de Botucatu, professor visitante da Universita Federico II - Nápolis, Itália. Professor dos Cursos de Medicina Veterinária (desde 1997) e Mestrado em Ciência Animal (desde 2005) da UNOESTE, lecionando as seguintes disciplinas: Fisiopatologia da Reprodução do Macho, Fisiopatologia da Reprodução da Fêmea, Ginecologia e Obstetrícia Veterinária, na graduação. As disciplinas: Reprodução Animal Comparada e Fisiopatologia da Reprodução do macho e da fêmea, no mestrado.

Downloads

Como Citar

TERMOGRAFIA DIGITAL POR INFRAVERMELHO DO ESCROTO E QUALIDADE DO SÊMEN EM TOUROS NELORE (BOS TAURUS INDICUS). (2014). Colloquium Agrariae. ISSN: 1809-8215, 10(2), 67-74. https://revistas.unoeste.br/index.php/ca/article/view/1154

Artigos Semelhantes

1-10 de 99

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)