ANÁLISE DE FATORES PROTETORES E DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNO MENTAL COMUM EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Calos Alexandre Mesa de Souza Universidade do Oeste Paulista
  • Anderson Paulo Silva Universidade do Oeste Paulista
  • Maria Clara Pontes Martins Soares
  • Aline Aparecida Buriola Universidade do Oeste Paulista

Resumo

Considerando as múltiplas transições na adolescência, a enfermagem possui papel importante na promoção de ações de valorização e vínculo através de intervenções de assistência prestada no sofrimento psíquico. A escola integra essas promoções em fazer com que o estudante aprenda o que se vive fora dela, com um olhar constante voltado a sociedade, apresentando as experiências da convivência em grupo. Identificar situações ou eventos que desencadeiam sintomas ansiosos e depressivos em jovens escolares. Foi realizada uma pesquisa transversal do tipo quantitativa com 84 estudantes regularmente matriculados no ensino médio integral de um colégio público do município de Presidente Prudente. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado pelos próprios autores, e os mesmos foram analisados pela estatística descritiva, sendo apresentados em forma de frequência absoluta e relativa. Os resultados apontaram que as situações de serem avaliados em públicos e aquelas vividas pela primeira vez desencadeiam o fator ansioso, já a família e os relacionamentos são apontados nas situações que oferecem tristeza e depressão.  O estudo buscou ressaltar o compromisso da importância do enfermeiro quanto ao trabalho na equipe multiprofissional e escola no conhecimento de lidar com diferentes situações e visando o compromisso terapêutico.

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Biografia do Autor

Calos Alexandre Mesa de Souza, Universidade do Oeste Paulista

Graduado de Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista.

Anderson Paulo Silva, Universidade do Oeste Paulista

Graduado de Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista.

Maria Clara Pontes Martins Soares

Graduado de Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista.

Aline Aparecida Buriola, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Enfermagem e docente do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Mesa de Souza, C. A., Silva, A. P. ., Pontes Martins Soares, M. C. ., & Buriola, A. A. (2021). ANÁLISE DE FATORES PROTETORES E DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNO MENTAL COMUM EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 13(1), 43–51. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/3647

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