DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO DO EFEITO FOTOPROTETOR UVA E UVB, AÇÃO ANTIOXIDANTE E ESTABILIDADE DE UM CREME COM EXTRATOS DE UMBÚ-CAJÁ.

Autores

  • Marcos Alberto Zocoler
  • Joelma Vieira Lopes Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Letícia Duarte Dos Santos Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Guilherme Luiz De Castro Carvalho Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Décio Gomes De Oliveira Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Resumo

O objetivo deste trabalho foi de avaliar do efeito fotoprotetor UVA e UVB e da atividade antioxidante de creme dermatológico desenvolvido com extratos de umbu-cajá (Spondias sp). A avaliação da atividade antioxidante do creme foi realizada pelo método de inibição do radical 1,1-difenil-2-picrilhidrazila (DPPH),em triplicata, as diluições foram avaliadas em espectrofotômetro, com determinação dos valores de absorbância a 517 nm. A avaliação da capacidade fotoprotetora UVB e UVB foi realizada segundo o método de Mansur e determinando a razão UVA/UVB e o comprimento de onda crítico. O creme desenvolvido apresentou atividade antioxidante com inibição próxima de 80% na diluição de 10 mg.mL-1. A varredura efetuada no espectrofotômetro mostrou que os insumos e o creme são capazes de absorver a luz ultravioleta de 290 a 400 nm. O creme com extrato de umbu-cajá estudado apresentou propriedade antioxidante e fotoprotetora UVA/UVB podendo ser utilizado como cosmético antienvelhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-01-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO DO EFEITO FOTOPROTETOR UVA E UVB, AÇÃO ANTIOXIDANTE E ESTABILIDADE DE UM CREME COM EXTRATOS DE UMBÚ-CAJÁ. (2020). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 11(3), 51-61. https://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/3307

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)