SENSIBILIDADE DE PARÂMETROS DA ESTRUTURA NA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS

Autores

  • Karen Amanda Barbosa da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Guilherme Crepaldi Camarini Universidade Estadual de Londrina
  • Heliana Barbosa Fontenele Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Método empírico-mecanístico, Análise Fatorial, Defeitos

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a sensibilidade do desempenho de pavimentos flexíveis às variações nos parâmetros de projeto relativos às espessuras do revestimento, da base e da sub-base e aos módulos de resiliência do revestimento, da base, da sub-base e do subleito. Para tanto, conduziu-se um experimento fatorial fracionário, que teve como variáveis resposta os danos acumulados na estrutura do pavimento, em relação aos defeitos trincas por fadiga e afundamento em trilha de roda. Para obtenção dos danos acumulados, utilizou-se o método empírico-mecanístico de dimensionamento, por meio do programa PerRoad. Concluiu-se que a espessura do revestimento é o parâmetro mais sensível em relação aos defeitos estudados, possuindo maior sensibilidade para defeito trinca por fadiga e uma sensibilidade ligeiramente menor para defeito afundamento em trilha de roda.

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

SENSIBILIDADE DE PARÂMETROS DA ESTRUTURA NA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS. (2021). Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, 13(1), 67-76. https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/3929

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