TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES

Autores

  • Patrícia Arruda de Souza Alcarás Universidade do Oeste Paulista
  • Nyeje Viotto Altomare Universidade do Oeste Paulista
  • Maria Cristina Alves Corazza Universidade do Oeste Paulista
  • Sandra Silva Lustosa Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

audição, aprendizagem, triagem

Resumo

O presente estudo teve por objetivo detectar possível alteração do processamento auditivo em escolares do 6° e 7° ano do ensino fundamental de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo. A amostra foi composta por 32 crianças, de ambos os sexos, entre a faixa etária de 10 a 13 anos. Os procedimentos para a coleta dos dados deram-se pela aplicação de um questionário estruturado, inspeção do canal auditivo externo e avaliação simplificada do processamento auditivo. Os resultados revelaram que a maioria (68,75%) possuía pelo menos uma queixa relacionada à audição, fala e linguagem, entretanto, 75% das crianças passou nos testes da avaliação simplificada do processamento auditivo. Mediante aos resultados é possível concluir que as crianças que apresentaram queixas relacionadas à audição, fala e linguagem, a maioria passou nos testes simplificados do processamento auditivo, visto que ao comparar a ocorrência de crianças sem queixas não houve relação significante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Arruda de Souza Alcarás, Universidade do Oeste Paulista
    Faculdade de Fonoaudiologia de Presidente Prudente - Ciências da Saúde
  • Nyeje Viotto Altomare, Universidade do Oeste Paulista
    Faculdade de Fonoaudiologia de Presidente Prudente - Ciências da Saúde
  • Maria Cristina Alves Corazza, Universidade do Oeste Paulista
    Faculdade de Fonoaudiologia de Presidente Prudente - Ciências da Saúde
  • Sandra Silva Lustosa, Universidade do Oeste Paulista
    Faculdade de Fonoaudiologia de Presidente Prudente - Ciências da Saúde

Downloads

Publicado

2017-08-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES. (2017). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 9(1), 58-65. https://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1377

Artigos Semelhantes

1-10 de 12

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)