A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Milena Colonhese Camargo Unoeste

Palavras-chave:

estudantes de enfermagem, laboratório de habilidades, ensino.

Resumo

O estudo buscou conhecer a percepção dos discentes da graduação em enfermagem quanto a real contribuição do laboratório de enfermagem na sua formação acadêmica. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em que foi aplicado um instrumento constituído de 10 perguntas de múltipla escolha para 190 alunos da graduação em enfermagem que já fizeram uso do laboratório. A técnica mais desenvolvida foi curativo por 185 alunos e oxigenoterapia a menos desenvolvida apenas 46 dos participantes; sondagem vesical masculina foi a técnica que mais sentiram dificuldade na realização; 182 alunos responderam que a demonstração da técnica pelo professor no laboratório de enfermagem antes da prática foi válido para o aprendizado e 143 tiveram os professores auxiliando durante o treinamento; o laboratório de enfermagem utilizado na disciplina de Semiologia e Semiotécnica foi importante para o aprendizado de 185 dos participantes; 137 tiveram como fator desestimulante para utilização do laboratório falta de tempo para agendar aula; 176 concordam que todas as disciplinas teórico-prática do curso devem utilizar o laboratório e 160 responderam que a necessidade de adquirir maior segurança no procedimento foi um dos fatores que mais estimulou a utilizar o laboratório. Na percepção dos discentes o laboratório de enfermagem contribui para sua formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Colonhese Camargo, Unoeste

Enfermagem

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Camargo, M. C. (2015). A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES QUANTO A REAL CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DE ENFERMAGEM DURANTE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 7(1), 18–28. Recuperado de https://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1002

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)