DIREITO À EDUCAÇÃO E ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA: ANÁLISE SOCIAL A PARTIR DE PODCAST

Autores

  • Raquel Rosan Christino Gitahy UNOESTE e UEMS
  • Glaucia Aparecida Rosa Cintra UNOESTE
  • Leticia Rodrigues Biassoti UNOESTE
  • Luis Henrique Ramos Alves UNOESTE

Palavras-chave:

Direito à educação, SARS-COV 2, AULAS REMOTAS, PODCAST, TECNOLOGIA

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a capacidade dos professores e pais de se adaptarem a mudanças – resiliência, bem como analisar as reações dos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem em tempo de COVID 19. Para atingir o objetivo proposto foram analisados diversos Podcast que relatam como pais e professores estão se flexibilizando diante às aulas remotas para superar as dificuldades do momento e possibilitar que a educação ocorra nesse contexto de pandemia. O ano de 2020 será lembrado como um ano de diversas mudanças da sociedade contemporânea. A pandemia causada pelo SARS-COV 2 infectou milhares de pessoas no Brasil e mundo, sendo o isolamento físico a melhor forma de prevenção contra o contágio, ocasionando transformações em vários setores da sociedade, inclusive o educacional, que tiveram que “abrir mão” do ensino presencial iniciando o ensino remoto para garantir o direito fundamental à educação. Por pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, esta última baseada em Podcasts, constatou-se que há anos se discute o maior uso da tecnologia como instrumento facilitador da aprendizagem. Em tempo de aulas remotas, professores e alunos intensificaram o uso celulares – WhatsApp e aplicativos, notebooks, internet e ambiente virtual de aprendizagem para possibilitar o acesso à educação.    

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Biografia do Autor

  • Raquel Rosan Christino Gitahy, UNOESTE e UEMS

    Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. É avaliadora de cursos de graduação de Direito (presencial) e Pedagogia (presencial e EAD) do Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, docente da Universidade do Oeste Paulista e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Lider do grupo de estudos e pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias. Pesquisadora do grupo de pesquisa Direitos humanos e cidadania. 

  • Glaucia Aparecida Rosa Cintra, UNOESTE

    Doutora em Geografia pela Universidade Júlio de Mesquita Filho- Unesp de Rio Claro.Mestre em Geografia pela Universidade Júlio de Mesquita Filho - Unesp de Presidente Prudente. Especialista em Direito Ambiental pela PUC de Londrina - PR. Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC do MS. Especialista em Docência e Gestão na Educação Superior; Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, graduação em Bacharel Em Direito - Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente. Atualmente é professora do curso de Direito e da Pós-Graduação em Ciência Penais na Universidade do Oeste Paulista e professora de Geografia na EE Maria Luíza Formosinho Ribeiro - Presidente Prudente. 

  • Leticia Rodrigues Biassoti, UNOESTE

    Graduanda em Direito pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, atualmente cursando o 5º ano. Membro do Grupo de Pesquisa Acesso à Justiça, Inovação e Sustentabilidade, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE e do Observatório de Direitos Humanos do Oeste Paulista (ODHOP). 

  • Luis Henrique Ramos Alves, UNOESTE

    Graduando de Direito na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Estagiário da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP). Ex- Estagiário do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). Vice-Presidente do Centro Acadêmico de Direito "Luis Roberto Barroso" da UNOESTE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Membro do Grupo de Pesquisa Acesso a Justiça, Inovação e Sustentabilidade, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Referências

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Publicado

2021-02-18

Edição

Seção

Dossiê: Pandemia de COVID-19 e suas repercussões jurídicas e sociais no Brasil

Como Citar

DIREITO À EDUCAÇÃO E ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA: ANÁLISE SOCIAL A PARTIR DE PODCAST. (2021). Colloquium Socialis. ISSN: 2526-7035, 4(4), 1-8. https://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/3754

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