BRINCANDO NO LEITO: CRIANDO MÉTODOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Leonardo de Oliveira Barros Universidade São Francisco
  • Patricia Alessandra Fukura de Abreu Unoeste
  • Thays Mayara Alli de Andrade Unoeste
  • Daiane da Silva Videira Unoeste
  • Josiane Machado Ruiz Unoeste

Palavras-chave:

brinquedoteca, psicologia hospitalar, pediatria

Resumo

A brinquedoteca hospitalar visa diminuir os aspectos negativos da internação de crianças e adolescentes, possibilitando o contato com o brincar, porém, observações in loco apontaram um grande número de crianças que não conseguem se locomover até a brinquedoteca. Esta pesquisa teve por objetivo construir um protocolo de atendimento à criança hospitalizada que necessita permanecer em repouso no leito. Participaram 56 crianças de ambos os sexos, de 0 a 17 anos, internadas na ala pediátrica de um Hospital Regional do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados a partir de atividades lúdicas, autoavaliação do humor no início e final do atendimento e roteiro de registro. Constatou-se que o brincar contribuiu significativamente para melhorar o humor das crianças e adolescentes e os dados auxiliaram na elaboração de estratégias de intervenção para brinquedistas no atendimento de crianças e adolescentes acamados.

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Biografia do Autor

  • Leonardo de Oliveira Barros, Universidade São Francisco
    Psicólogo, mestrando em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Bolsista CAPES.
  • Patricia Alessandra Fukura de Abreu, Unoeste
    Psicóloga graduada pela Unoeste
  • Thays Mayara Alli de Andrade, Unoeste
    Psicóloga graduada pela Unoeste
  • Daiane da Silva Videira, Unoeste
    Psicóloga graduada pela Unoeste
  • Josiane Machado Ruiz, Unoeste
    Psicóloga, mestre em Psicologia pela Unesp. Docente do curso de Psicologia da Unoeste.

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

BRINCANDO NO LEITO: CRIANDO MÉTODOS E PERSPECTIVAS. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(2), 30-41. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1340

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