GESTÃO ESCOLAR: CONTEXTO E CONSTRUÇÃO

Autores

  • Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji Unoeste
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Diretor Escolar, Gestão Democrática

Resumo

O presente estudo se constitui como um recorte da pesquisa intitulada “Gestão na Perspectiva do Diretor e de Docentes: Estudo de Caso em uma Instituição Pública de Ensino Profissional e Tecnológico”, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE/SP. O principal objetivo do estudo aqui apresentado foi identificar e analisar como o diretor da instituição pública da rede federal de ensino profissional e tecnológico compreende a gestão escolar. A metodologia adotada para realização desta investigação utilizou-se dos conhecimentos produzidos nos textos obtidos, a partir do levantamento de publicações científicas, desenvolvidas no Brasil, nos últimos 19 anos, entre 2000 e 2018, na base de dados do Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e na base de dados do IBICT (Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia). Esses dados foram articulados com os dados obtidos por uma entrevista semiestruturada realizada com o diretor de uma instituição pública da rede federal de ensino profissional e tecnológico. Os principais resultados evidenciaram que a gestão escolar pautada numa gestão democrática não é compreendida como um processo acabado, mas em construção, visto que as ações pedagógicas que ocorrem no contexto escolar estão ainda em processo.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Diretor Escolar. Gestão Democrática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji, Unoeste
    Mestranda em Educação Unoeste
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

    Doutora em Educação: Currículo, Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais – PROGEPE – Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP/BRASIL). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT (UNOESTE) e Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital – GRUPETeC.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

GESTÃO ESCOLAR: CONTEXTO E CONSTRUÇÃO. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 119-133. https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2855

Artigos Semelhantes

1-10 de 177

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)