EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE SABERES PARA A VIDA EM COLETIVIDADE

Autores

  • Joselaine de Araujo UNOESTE
  • Caroline Kraus Luvizotto UNOESTE

Palavras-chave:

Educação não formal, Educador social, Aprendizagem, Construção de saberes, Coletividade.

Resumo

A educação não formal pode ser definida como um espaço de formação para a construção de aprendizagens de saberes necessários para a vida em coletividade, sobretudo por meio do trabalho do educador social. O objetivo deste artigo é caracterizar a ação do educador social por meio da investigação do seu perfil profissional junto ao projeto socioeducativo Projovem Adolescente no Município de Presidente Prudente/SP. A metodologia da pesquisa está pautada nas técnicas de análise bibliográfica, análise documental e entrevistas, enquanto elementos da pesquisa qualitativa. No campo prático, junto ao projeto em tela, o educador social cumpre o papel de facilitar a trajetória de cada jovem e do coletivo de jovens na direção do desenvolvimento pessoal e social, contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente educativo, participativo e democrático.

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Publicado

2013-04-01

Como Citar

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE SABERES PARA A VIDA EM COLETIVIDADE. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 73–78, 2013. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/818. Acesso em: 10 abr. 2025.

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